Novembro traz opções de treinamento da ABERJE


A ABERJE ­ que atualmente reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional ­ já está divulgando o calendário de cursos para o mês de novembro de 2008. Temas como blogs corporativos, engajamento de stakeholders, relações governamentais, comunicação interna e relacionamento on-line fazem parte das opções de treinamento entre os dias 4 e 22, ministradas por profissionais reconhecidos no mercado.



A agenda tem início dia 4 com o curso “Como construir e gerenciar blogs corporativos”, com a jornalista Pollyana Ferrari, professora da graduação e pós-graduação da PUC/SP e consultora na área. Mais do que dividir pensamentos com o público, o Blog pode ser uma interessante ferramenta para criar, aperfeiçoar ou expandir relacionamentos. Antenados com a evolução do mercado digital, os comunicadores souberam transformar rapidamente o diário pessoal em uma grande e importante oportunidade, capaz de conferir ganhos para a empresa e gerar resultados, tanto no âmbito externo quanto interno. Esta nova maneira de se relacionar com públicos estratégicos exige também uma nova maneira de pensar e entender a comunicação digital, que tem como princípios a transparência, a ausência de fronteiras globais e a velocidade da informação. Este treinamento acontece em sala especializada na Eduksempre (Rua Quintana 887, Cj. 23 - Brooklin Novo).



Hoje, as organizações bem sucedidas já sabem que buscar somente a satisfação de seus clientes não é suficiente para se alcançar o sucesso. Sabem, portanto, que precisam estabelecer uma dinâmica de relações que crie valor para todos os seus públicos de relacionamento - ou stakeholders, e que devem estabelecer um processo sistemático de engajamento que demonstre a identidade da empresa nessas relações, visando o fortalecimento e sustentabilidade da sua estratégia de negócios e a conseqüente geração de valor compartilhado. Cada vez mais as organizações têm responsabilidade com todos os seus grupos de partes interessadas, por todas suas atividades em todas as localizações geográficas e unidades operacionais. Esta é a perspectiva do curso “Engajamento com Stakeholders”, marcado para o dia 5 de novembro e que vai ser desenvolvido pela advogada Priscilla Navarrette, especializada em Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pela Fundação Getulio Vargas e Fundação Dom Cabral, e pela relações Giselle Tromboni, especialista em Planejamento Estratégico de Marketing, Comunicação Integrada e Branding e consultora há 24 anos.



No período, acontece ainda o Programa Internacional em Relações Governamentais, em convênio com a The George Washington University e The Jedi Group. A iniciativa de aperfeiçoamento profissional interdisciplinar, que envolve temas como cálculo de risco político, lobby, estratégia comunicacional e cálculo de viabilidade política, deve reunir em São Paulo/SP executivos de grandes organizações brasileiras e multinacionais numa atividade com tradução simultânea. A profissionalização da área dentro das corporações se faz absolutamente necessária e a ABERJE está investindo nesta que pode ser a peça que faltava na gestão sustentável: o lobby responsável. Vão ser quatro módulos, nos dias 7, 8, 21 e 22, sempre entre 9h e 18h, com as duas primeiras etapas no Mercure Jardins (Al. Itu, 1151) e os dois últimos encontros no Hotel Tryp Higienópolis (Rua Maranhão, 371). Os professores convidados são Luís Matos, Roberto Izurieta, Charles B. Cushman Jr e Hal Habbino.



Nos últimos anos, tem aumentado a percepção de que a comunicação interna está intrinsecamente ligada os objetivos estratégicos de uma Organização. Mesmo assim, um dos grandes desafios continua sendo, em todo o mundo corporativo, a divulgação e o compartilhamento de informações. Cada vez mais, num mundo crescentemente mais competitivo, globalizado e com constantes inovações, é fundamental ter um fluxo contínuo, estruturado e adequado de informações aos funcionários, incentivando a interatividade (via de “mão dupla”), a reflexão e, principalmente, o senso de pertencer. Por este motivo, foi marcado no dia 12 de novembro o curso “Construção de um Plano de Comunicação Interna: premissas, dia-a-dia e resultados”, com o administrador Carlos Parente, que tem MBA em Marketing pela USP e atualmente trabalha na área de comunicação e sustentabilidade da Alpargatas e é professor na ESPM e Universidade Anhembi-Morumbi.



“Como Gerenciar Relacionamentos utilizando estratégias On Line” é o tema desafiador proposto por Conrado Adolpho, empresário, escritor, professor e consultor de Internet, para o dia 13 de novembro. Ele é autor do maior livro de marketing digital do país - o livro "Google Marketing" e diretor da Publiweb ­ uma das maiores agências do Brasil especializada em marketing de busca. A idéia é compreender os novos conceitos por trás da economia digital e as transformações que esta trouxe ao mundo, entendendo o comportamento do consumidor nesse novo mundo baseado em bits e percebendo os princípios do relacionamento online e suas diferenças e vantagens frente ao relacionamento off-line, através das ferramentas disponíveis e de um plano de gerenciamento na prática. Todos os participantes vão receber gratuitamente a segunda edição do Dicionário de Mensuração e Pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, de Don W.Stacks.



Os cursos, com as exceções já mencionadas, acontecem na sede da entidade (Av. Angélica, 1757 ­ 12. andar).




Mais dados pelo cursos@aberje.com.br ou no 11-3662-3990 com Carolina Soares ou Fernanda Peduto.

This entry was posted on sexta-feira, 24 de outubro de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.