Sua carreira! Sua vida!




Qual a diferença entre os profissionais que avançam na carreira e aqueles que ficam pra trás? Acredito que o fator mais influente neste desempenho chama-se “iniciativa”.

Alguns colaboradores fazem questão de procurar oportunidades... Outros se satisfazem com as condições existentes.

Alguns ainda, rapidamente aproveitam os problemas e os transformam em oportunidades... Outros evitam lidar com desafios.

Desafios extraordinários produzem pessoas extraordinárias. Porém, o foco tem que estar no sentido positivo.

Lembro-me de uma frase de Sam Walton, o fundador do Wal Mart a empresa que tem o maior faturamento do mundo... Ele disse em plena recessão americana: “Ouvi falar muito ultimamente sobre recessão, fiz uma reunião com minha diretoria e resolvemos não participar”.

Ele também disse: “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar”.

A palavra neste centro chama-se mesmo “iniciativa”. Outro dia ouvi um diretor de escola em São Paulo dizer: “No mundo real, a turma da frente acaba trabalhando para a turma do fundão”.

A questão é: Quem sentava na última carteira era taxado de “bagunceiro”. Esqueceram que ele além de estudar, pelo menos o suficiente, era criativo e aprendeu a ter iniciativa na vida, por isto faz sucesso!

Neste foco, algum tem idéias e planos e põem em prática... Outros preferem que lhes digam o que fazer. Como resultado, alguns progridem rápido na carreira enquanto outros... Bem, outros caminham muito devagar ou até não saem do lugar.

Eu costumo dizer que parado você não irá ficar... Ou irá melhorar ou piorar. O mundo é de quem se coloca em movimento. As coisas só tem valor quando estão em movimento... A falta de uso enferruja tudo o que você pensar no mundo, de um cérebro até um pedaço de metal.

Desta forma, alguns sonham e partem para ação... Planejam aonde querem ir e planejam de que maneira chegarão lá, isto é, assumem o controle de suas vidas. Assim, colaboradores com esse espírito de iniciativa liberam uma força poderosa capaz de lançá-los para frente na carreira e na vida pessoal, abrindo um leque muito grande em suas vidas, em seu “novo mundo”.

Enquanto isso, outros apenas sonham... Mas não agem. Jamais irão sair do lugar!

Lembro aqui a frase do Abílio Diniz quando ele disse: “Enquanto alguns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo para fazê-lo”.

Conclusão: A vida nada mais é do que uma longa série de escolhas... Cada atitude, cada opção que você faz, te aproxima mais das metas ou te afasta mais delas. Você pode assumir o controle da sua vida ou deixar que ela e as circunstâncias o dominem.

Ou você assume o volante do seu carro... Ou você senta no banco de trás. O mundo não fica esperando. Se você mudar, o mundo muda com você. A decisão é sua!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Postado por: Ramon Fernandes

This entry was posted on sexta-feira, 28 de março de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

2 Responses to “Sua carreira! Sua vida!”

Anônimo disse...

Ramon, este artigo � muito legal. Realmente a iniciativa � muito importante. Complementaria o pensamento extra�do da leitura com duas outras id�ias: a perseveran�a, ou seja, a busca pelo alcance do objetivo tra�ado e a percep�o, saber a hora de mudar, de se adaptar. Abra�os.

Hombres disse...

complementando: de quem é o artigo?