Livro Novas Perspectivas sobre a Ciberdemocracia






Analisar as transformações contemporâneas da esfera pública como resultado da expansão do ciberespaço e considerar as novas possibilidades de desenvolvimento que essas mudanças proporcionam à democracia é a proposta de André Lemos e Pierre Lévy em O futuro da Internet – Em direção a uma ciberdemocracia planetária, lançamento da PAULUS.

A obra é a tradução modificada da edição Cyberdémocracie: Essai de Philosophie Politique, de Pierre Lévy, publicada em 2002 na França, da qual informações foram retiradas, modificadas, suprimidas e adicionadas, principalmente no que se refere à atualização de questões hoje importantes para a compreensão dessa temática, como o surgimento da Web 2.0, entre outras ferramentas.

Para pensar a ciberdemocracia a longo prazo, os autores apresentam um quadro dos seus primeiros passos, dando ênfase à descrição e à análise que clamam por um governo mundial ciberdemocrático, ou seja, por um novo tipo de Estado, transparente e a serviço da inteligência coletiva. Segundo os autores, alguns dirão, parcialmente com razão, que eles propõem uma utopia. “Em realidade, nos contentaremos em prolongar, elaborando-as, as tendências que nos parecem as mais significativas, e lançar ideia segundo a qual essas tendências parecem se inspirar”, explicam.

Eles recorrem à tradição clássica da filosofia de Platão em “A República”, que associa reflexão à justiça, à interrogação sobre o conhecimento e à descrição de uma cidade ideal. E acrescentam: “A utopia é uma dimensão capital e fundadora da filosofia. Ela permite ao espírito crítico constituir-se, já que concorre para edificar o universo de valores e de possíveis sobre um fundo em que se operam as avaliações da cidade real. Certamente, uma utopia do século XXI só pode descrever uma sociedade aberta e livre, mais aberta e mais livre que a sociedade contemporânea.”

Além dessa reflexão, os autores destacam também questões como a globalização, a opinião pública, a ética, entre outras, e listam algumas ações visadas pela transparência financeira ciberdemocrática. São elas: desencorajar a corrupção e suscitar melhores decisões orçamentárias por parte dos políticos e dos altos funcionários; inspirar a confiança dos cidadãos em relação a um Estado que “não tem nada a esconder” e implicar os cidadãos na governança da prosperidade, mostrando precisamente de onde vem o dinheiro do Estado e para aonde ele vai.

Dividido em 11 capítulos, O futuro da Internet – Em direção a uma ciberdemocracia planetária é excelente instrumento de estudo e propõe ao leitor visões críticas sobre a ciberdemocracia, colaborando assim com alunos, professores, profissionais da área e interessados a se aprofundarem no assunto. A obra pertence à renomada coleção Comunicação, que reúne mais de 40 títulos e inúmeros autores de reconhecimento internacional, como Lucia Santaella, José Marques de Melo, Ciro Marcondes Filho, entre outros.

André Lemos é professor associado da Faculdade de Comunicação da UFBa; doutor em Sociologia pela Sorbonne; pós-doutor pela University of Alberta e McGill University, Canadá, 2007-2008; pesquisador 1 do CNPq; autor de diversos artigos e livros nacionais e internacionais sobre cibercultura. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, COMPÓS (2003-2005). Atualmente é membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq para a área de Comunicação (2009-2012).

Pierre Lévy é um filósofo que dedicou sua vida profissional ao entendimento das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, à promoção de sua melhor utilização social e ao estudo do fenômeno da inteligência humana coletiva. Escreveu dezenas de livros sobre esse assunto que foram traduzidos para mais de 12 línguas e são utilizados em muitas universidades ao redor do mundo. Atualmente leciona no departamento de comunicação da Universidade de Ottawa (Canadá), onde detém uma cadeira de pesquisa em Inteligência Coletiva. Pierre Lévy é membro da Sociedade Real do Canadá e recebeu vários prêmios e distinções acadêmicas.

This entry was posted on terça-feira, 11 de maio de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.