Estádios brasileiros buscam certificação verde para a Copa do Mundo de 2014





Quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014, a ONG GBC Brasil logo iniciou articulações com o Comitê Organizador Local (COL) para promover a conceito da sustentabilidade nos estádios do País. Apesar de haver apenas a orientação do COL para a certificação LEED, o Brasil já possui quatro arenas registradas para receber o sele verde e outras quatro cidades garantiram que irão buscar a certificação.

Os estádios já registrados são o Mineirão 2014(BH), Complexo Esportivo do Amazonas (Manaus), Arena Cuiabá e Estádio Nacional de Brasília (Brasília). Há também o comprometimento das arenas Maracanã (Rio), Cidade da Copa (Recife), Das Dunas (Natal) e Fonte Nova (Salvador) em se tornarem empreendimentos verdes.

Além de minimizar os impactos da construção civil no meio ambiente, a certificação LEED garantirá às arenas brasileiras a redução de cerca de 10% na operação, ou seja reduz o custo de manutenção dos estádios e ginásios do País, que é um dos principais problemas das administrações destes espaços.

A arena verde tem como premissa o uso da água de forma responsável e ser dotado de maior eficiência energética. É possível reduzir em 30% o consumo de água e até 10% o gasto em energia, além da contratação desta energia de fontes renováveis. A certificação LEED também leva em consideração aspectos positivos como a localização, o acesso por meio de transporte público, o uso de materiais recicláveis na construção, a aplicação de tecnologias que reduzem o efeito ilha de calor, o desvio do entulho dos aterros sanitários com o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos mesmos entre outros pontos. Isto tudo proporcionará que ao atender estas diretrizes teremos também ótimos resultados no entorno destes locais e a sociedade como um todo.



This entry was posted on segunda-feira, 31 de maio de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.