Se vivermos pelo vetor do desejo, vamos exaurir o mundo”, afirma Paulo Darien, da Fundação Dom Cabral


II Seminário de Sustentabilidade Empresarial, organizado pela Fecomercio, debate as mudanças necessárias para possibilitar o desenvolvimento sem acabar com os recursos naturais

As pessoas precisam deixar de se preocupar com sustentabilidade e se preocupar com desenvolvimento sustentável. A afirmação feita pelo presidente do Conselho Administrativo do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompilio, resume o que foi apresentado ontem (10/5), no II Seminário de Sustentabilidade Empresarial, organizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

Pompilio afirma que é infantilidade pensar que as empresas vão se contentar em parar de crescer para salvar o meio ambiente. “As empresas querem continuar crescendo”, frisa. “O que as empresas precisam pensar é: se acabarem os recursos do mundo, como vou continuar crescendo?”

Na opinião de Paulo Darien, coordenador do Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável da Fundação Dom Cabral, este é o raciocínio que os empresários precisam passar a ter. “Sustentabilidade não é vender menos, é vender de forma adequada durante muito tempo, ao invés de vender muito por pouquíssimo tempo”, completa.

Para José Goldemberg, presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio, repensar o crescimento de forma a possibilitar o desenvolvimento contínuo é essencial, e deve ser uma tarefa cotidiana de todos. “O Governo tem falado muito em expansão da banda larga, eu acho ótimo. Mas tenho certeza que seria melhor fornecer esgoto e água encanada a todos os brasileiros”, Goldemberg ironiza. “Da mesma forma, as empresas precisam decidir o que é mais importante.”

Durante o encontro, também se destacou a visão de que o varejo tem um papel fundamental para esta mudança de consciência. Segundo Yuri Nogueira Feres, gerente de sustentabilidade do Walmart Brasil, o varejo é responsável somente por 8% do impacto ambiental causado pelo comércio, mas é o setor que tem a maior capacidade de pressionar os outros, mudando os hábitos de produção.

Pensando nas mudanças que o varejo terá que enfrentar nos próximos anos, Claudio Boechat, também do Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável da Fundação Dom Cabral, apresentou a pesquisa “Princípios do Varejo Sustentável e Modelo de Varejo do Futuro” que traz os 16 princípios fundamentais para o futuro do comércio.

Boechat destaca que para implementar um modelo de varejo sustentável, a principal qualidade que deve existir é a ética, e afirma que, para tanto, as relações precisam ser mais claras e menos exploratórias. “Não só entre empresas com empregados e clientes, mas também a preocupação com a procedência do produto e sua relação com o meio ambiente são fundamentais”, completa.

Seguindo esse raciocínio, Clelso Valeski, coordenador de projetos da Mate Leão e responsável pela primeira fábrica verde da Coca-Cola na América Latina, afirma que pensando em desenvolvimento sustentável, é possível reestruturar as fábricas e as empresas para preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade e reduzir os custos da empresa. “Uma fábrica ‘verde’ custa, em média, 15% a mais que uma comum, mas, no dia-a-dia, gasta muito menos”, aponta. “Mais de 35% da água usada nessas fábricas vem da chuva, sem contar a quantidade que pode ser reutilizada. Além disso, o consumo de energia elétrica é, no mínimo, 23% menor.”

Pompilio, do Grupo Pão de Açúcar indica um dos caminhos a serem seguidos. “Muitas empresas só pensam em lucro. Porém estamos demonstrando que desenvolvimento sustentável traz ganhos financeiros para a empresa”. Afinal, se os recursos naturais forem usados com racionalidade, as empresas evitarão gastos inúteis e o meio ambiente será preservado.

Paulo Darien, da Fundação Dom Cabral, conclui que a sustentabilidade é abrir mão de alguma coisa em prol de outra melhor. “Se vivermos pelo vetor do desejo, vamos exaurir o mundo”, crítica. “O motivo é muito simples, enquanto os desejos são infinitos, o mundo não é.”

This entry was posted on quarta-feira, 12 de maio de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.