Especialistas traçam perfil de crescimento da internet


Em conferência, Ericsson estima que, até 2020, banda larga chegará a 130Mbps. Segundo a Anatel, em 10 anos os acessos chegarão a15 milhões na telefonia fixa, 135 milhões no sistema móvel pessoal e 150 milhões na banda larga.

Durante a conferência FTTH Council, ocorrida na última semana, especialistas esclareceram dúvidas sobre o sistema Fiber-to-the-Home e explanaram metas para até 2020. A discussão se baseou no acesso via fibra óptica, cujo diferencial, sendo a entidadem, é a redulção de custos operacionais; a implementação de rede GPON (gigabit passive optical networking) e de Ethernet Ativo.

Eric Doricko, diretor de soluções de marketing da empresa Calix, afirmou que atualmente o mundo tecnológico é centralizado em vídeos. Em um comparativo, ele relatou que até janeiro de 2005 não existia o site YouTube. Hoje, mais de 100 milhões de vídeos são vistos por dia. Doricko ainda afirmou que o sistema IP foi o mais revolucionário no mundo tencológico e estima que, até 2013, o tráfego de internet excederá os 600Mbps.

A Ericsson também se pronunciou no evento, apresentando estimativas com relação à velocidade de banda larga nos próximos anos. Segundo Thiago Haidar, diretor de vendas da empresa, até 2015 a banda larga chegará a 55Mbps e, até 2020, aproximadamente 130Mbps, com 50 milhões de redes de conexões disponíveis.

O que chamou atenção dos membros do evento foi a questão do GPON, que, segundo Doricko, por se tratar de um sistema com fibra óptica, dá muitas oportunidades de bundling. Em contraponto, Emerson Hioki, diretor da Eletropaulo, apresentou dados referentes ao Ethernet Ativo, o qual já é utilizado em alguns países, como a China e Coréia.

De acordo com Hioki, o sistema GPON é bom, mas é limitado, tem otimização limitada e banda assimétrica. Já o Ethernet apresenta topologia ativa, capacidade ilimitada, é segmentado e oferece banda simétrica. Logo, segundo ele, esta é a tecnologia do futuro.

Anatel

Esteve presente no evento o diretor geral da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Maximiliano Salvatori, que apresentou alguns dados e regulamentação da entidade. Segundo o diretor, para uma empresa adquirir domínio de um sistema de telefonia fixa ou comunicação em mídia, a outorga é de 9 mil reais.

Em explicação sobre o crescimento do uso da internet, Salvatori apresentou estatística comparando 2008 a 2018. Em dez anos, ele crê no aumento de 15 milhões de acessos à telefonia fixa, 135 milhões ao sistema móvel pessoal e 150 milhões à banda larga.
IPNews

This entry was posted on segunda-feira, 10 de maio de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.