Ações simples que contribuem para o Meio Ambiente



Segundo estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), publicado aqui no Ser.RP, o Brasil gerou mais de 57 milhões de toneladas de resíduos sólidos em 2009, crescimento de 7,7% em relação ao volume do ano anterior. A geração per capita também registrou aumento de 6,6%, volume bem superior ao crescimento populacional, que foi de apenas 1% no ano. A pesquisa também demonstrou que, em relação a 2008, houve um crescimento de 8% na quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU) coletado no país, o que representa mais de 50 milhões de toneladas. Apesar de ter sido constatada uma evolução na adequação da destinação de RSU de 2008 para 2009, no cenário atual 43% do total de resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil, que representam quase 22 milhões de toneladas, ainda são dispostos de forma inadequada, em aterros controlados ou lixões, que não garantem a devida proteção ambiental.

No dia a dia das empresas, vejo que os principais resíduos gerados são papel e plástico. Uma boa maneira de contribuir para a diminuição da produção de lixo é mudarmos algumas atitudes. Para diminuir a quantidade dos resíduos sólidos em questão, algumas medidas simples, que trazem resultados significativos para a preservação ambiental, podem ser adotadas. Dentro da Empresa, podemos nos atentar ao uso do papel, principalmente nas impressões. Diariamente uma grande quantidade desse material é deixada nas impressoras e acabam ficando sem utilidade. Imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel, caso não contenha nenhuma informação confidencial. Procure fazer as correções do texto no computador, antes de imprimir. Nos banheiros, atente-se para o uso correto do papel-toalha, em geral, somente uma folha é suficiente para secar as mãos. Um funcionário desperdiçando somente uma folha na secagem, em um ano são 960 toalhas ou 288 metros de papel, que literalmente são jogados no lixo.

Já em relação aos copos, o ideal é evitarmos a utilização desses materiais descartáveis. Em vez de sempre pegar um copo novo, procure levar uma garrafa e um copo, de preferência de vidro, e deixe na sua mesa ou em um local designado pela companhia. Faça as contas, se trabalharmos, em média, 250 dias, e utilizarmos um copo para o café e um para a água, jogamos fora 500 unidades. Uma conta simples, mas que não reflete a realidade, já que não tomamos somente um copo de água ou somente um café durante todo o dia.

Atenção especial também deve ser dada no momento do descarte dos resíduos, jogando-os nos coletores específicos e nas cores correspondentes à sua categoria, contribuindo para a coleta seletiva. No dia a dia, podemos adotar outras medidas como não jogar lixo nas ruas, optar pelo transporte público ou pela caminhada quando em pequenas distâncias, ter atenção no uso racional da água, da energia elétrica e o incentivo de outras pessoas para essas práticas. Existem algumas regras que nos ajudam a balizar nossas ações, como a Regra dos 3 Rs:

Reduzir: esta primeira regra implica na diminuição do consumo. Pense bem antes de comprar algo. Você realmente precisa daquele produto?

Reutilizar: após a redução no consumo, devemos pensar em reutilizar os produtos antes de jogar fora.

Reciclar: muitos materiais podem ser reciclados, o que permite o aproveitamento de materiais que podem ser reutilizados na cadeia de produção, o que diminui a exploração de recursos naturais.

O exercício diário de boas práticas pode mudar o mundo e temos a obrigação de contribuir para o desenvolvimento sustentável. A preservação do meio ambiente merece todos os nossos esforços, tanto individualmente, quanto coletivamente.



Juliano Melo.

This entry was posted on domingo, 6 de junho de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.