Inteligência cerebral

Diferenciais estratégicos e operacionais destacam a agência entre as mais premiadas

No mercado de propaganda e publicidade, a agência Talent se destaca pela competência operacional, bem como pela proximidade com o cliente e seus negócios. "Trabalhamos com poucos clientes, de forma íntima, pois pensamos seus negócios e não somente sua propaganda", afirma o sócio-diretor José Eustachio, que recebeu recentemente Prêmio Caboré 2007 de Profissional de Planejamento.

Em 1980, o presidente da Talent, Júlio Ribeiro, criou a agência já com uma proposta audaciosa para os padrões da época: não atender contas públicas, de bebidas destiladas e de cigarros, que juntos formavam a categoria mais representativa na carteira das agências de publicidade. Para Eustachio, esta é uma questão de valores. "Todo empresário precisa ter alguns princípios que sejam parâmetros de conduta. A Talent é reconhecida pela sua postura ética, seriedade e comportamento muito coerente", explica.

Atendimento Completo
O planejamento estratégico e a carteira de clientes reduzida fazem parte do modelo da agência, ao lado do trabalho direto da equipe com a conta por meio das 'células de relacionamento'. "Nós percebemos que os clientes precisam de inteligência cerebral, e não muscular", conta Eustachio. "Com as células de relacionamento, cada cliente tem à sua disposição dois planejadores estratégicos, dois profissionais da criação, dois de mídia e dois de atendimento. É uma 'miniagência' dedicada a ele", completa.

Segundo o diretor, a equipe da Talent é composta de pessoas competentes, mas também disponíveis para se envolver e conviver diretamente com o cliente, quase como se fosse parte de sua equipe. Essa visão se reflete no sucesso de suas campanhas com slogans que caíram no domínio popular, de tão famosos. Impossível não se lembrar de frases como "não é assim nenhuma Brastemp", "nossos japoneses são mais criativos do que os japoneses dos outros" (Semp Toshiba), "bonita camisa, Fernandinho" (US TOP), e "apaixonados por carro como todo brasileiro" (Ipiranga).
Comunicação certeira

A NET, empresa líder no fornecimento e gestão de conteúdo para TV a cabo, está no topo da lista de campanhas importantes da agência. Com o slogan "O mundo é dos NETs" e a enérgica presença do coronel Tutchenko com seu bordão "Skavurzka!", a Talent conquistou o público. "Em 2007, a NET estava se preparando para expandir mercado e ao mesmo tempo reter seu ativo de clientes, mostrando que só os NETs tiram mais do que o mundo oferece", explica Camilla Massari, diretora de atendimento. Para ela, o coronel foi um grande acerto, pois virou o símbolo da marca. "Ele defende ardentemente os direitos dos clientes NET, é incansável na procura pela excelência, mas ao mesmo tempo é lúdico, simpático, brincalhão", descreve.

Reconhecida também pelo mercado, a campanha figurou sete vezes consecutivas entre as 10 preferidas, segundo pesquisa do Datafolha. Os números comprovaram o resultado positivo: em 2007, a NET computou 2,4 milhões de assinantes de TV por assinatura (1,5 milhão de Banda Larga e 600 mil de NetFone), segundo balanço realizado pela empresa no terceiro trimestre. "A campanha conseguiu diferenciar a NET de seus concorrentes e conquistar atributos como inovação, qualidade, tecnologia, e preocupação em oferecer soluções completas", afirma Massari.

"A construção do conceito 'O mundo é dos NETs' foi uma aposta da NET e da Talent em começar uma fase nova da empresa. A campanha do coronel Tutchenko coroou esse movimento, que começou em 2005. Era um risco, mas acertamos muito com esse personagem. A agência é apoiada numa estrutura de planejamento. Por mais que a campanha tenha irreverência e modernidade, está profundamente embasada em análise. A relação com a Talent é muito estreita. É como se a agência fosse a área de comunicação e marketing da NET e acho que é por isso que dá tão certo; nós fazemos apostas juntas", descreve Patrícia Figueiredo, gerente de comunicação da NET.

Outra vitória da Talent é o trabalho desenvolvido para a Sony Ericsson, joint venture da Sony Corporation com a Telefonaktiebolaget LM Ericsson. "É uma empresa que administra com muito talento e inteligência sua comunicação e a relação com a agência. Ela divide intimamente com a Talent seus projetos, desafios e objetivos de negócios, que passam a ser os projetos, desafios e objetivos da agência", aponta Camilla Massari.

Paulo Stephan, diretor de mídia, vê na relação da Talent com a Sony Ericsson uma história premiada para ambas. "Em 2005, nosso primeiro ano juntos, criamos uma estratégia de revista, em parceria com a Editora Abril. Marcamos presença nessa mídia de forma inusitada: podcasts, inserts, portais, formatos diferenciados, festas", conta. Com isso, a agência e a Sony Ericsson ganharam o Prêmio Abril de Melhor Utilização do Meio Revista. No mesmo ano, levaram o Prêmio Estadão de Mídia, pelo lançamento do celular W800.

Em 2006, realizaram o maior porta-retrato do mundo. "Foi uma peça de mídia exterior e interativa, de 1.800 m2, que divulgava todo o portfólio de celulares da marca. Nela, os clientes podiam enviar suas fotos para serem exibidas (ao vivo). Nunca nada parecido tinha sido feito", lembra Stephan. O resultado foi reconhecido com o Prêmio MaxiMídia de Melhor Utilização de Mídia Exterior, além de short-list no Festival de Cannes. "Estamos na expectativa de conseguir mais prêmios. Isso vicia", brinca. No início deste ano, a Sony Ericsson brasileira também comemorou a conquista do Best Marketing Team, prêmio interno organizado pela Sony Ericsson mundial.

Na opinião do sócio-diretor José Eustachio, os clientes reconhecem na Talent um aliado confiável e competente. "Isso gera sucesso nos negócios do cliente, na história da propaganda e ainda na forma de relacionamento empresarial. Temos clientes que estão conosco há anos, por exemplo, a Semp Toshiba, há 17; Ipiranga, há 12 anos. São relações sólidas e prósperas", conclui.


Postado por: Ramon Fernandes

This entry was posted on segunda-feira, 28 de abril de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.