Profissão Blogueiro

Retirado do Blog RP em Questão, mantido pelo Eduardo Gonçalves (foto).



Fui à campo apurar o que se fala e se faz a respeito do tema, e, não para a minha surpresa, descobri que nasce aí uma nova profissão.




A internet mudou, e muito, o mundo dos negócios e da comunicação. Grande parcela da população passa, hoje, no mínimo, 8 horas em frente a uma tela de computador. As informações são instantâneas. Nesse contexto, é necessário rever a forma com que a organização se relaciona com seus públicos e responde aos anseios de mercado. O que têm estado na pauta das empresas é uma ferramenta que só agora ganha força (e profissionalismo) no mundo corporativo: os blogs.A função do Blog Corporativo é ser mais um canal de relacionamento entre a empresa e seus públicos estratégicos, fortalecendo sua imagem e performance. O que não falta no mercado é literatura que apresente técnicas de como utilizar essa ferramenta para alavancar seus negócios.Segundo dados publicados na Revista Época Negócios, de Outubro de 2007, o Brasil é o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta. Os brasileiros passam, por mês, 23H30MIN na rede mundial. A seguir vêm Eua (19h52min) e Japão (18h41min).


O fato é que as empresas estão muito mais expostas hoje do que 10 anos atrás. Os internautas estão atentos. A fabricante de cosméticos O Boticário, por exemplo, passou a monitorar o que sites, blogs e fóruns de discussão diziam a seu respeito. A interação é a palavra do momento. É necessário estar sempre atualizado e pronto para responder as demandas do mundo virtual.De acordo com a pesquisa realizada pela Booz Allen, publicada na Época Negócios, que abrangeu um total de 4,6 mil pessoas entrevistadas no Brasil, Oriente Médio, Alemanha, Reino Unidos e Estados Unidos, 50% dos adultos que possuem acesso à internet em casa visitam sites 2.0. Entre os usuários do MySpace ouvidos no Brasil, 70% disseram ter criado, recentemente, o próprio conteúdo online. Isso nos leva a constatar que as pessoas participam ativamente no conteúdo exposto na internet. Ainda mais fundamental para as empresas é a informação de que as pessoas recorrem cada vez mais às comunidades online e aos blogs para basear sua decisões de compra.

Segundo o levantamento da consultoria, 50% dos usuários de sites colaborativos seguem dicas de compra recebidas pela internet. No Brasil, as pessoas revelaram-se ainda mais influenciáveis, com um total de 56% dos entrevistados admitindo seguir sugestões de conhecidos da rede. Outro dado revelador aponta o grau de confiança absoluto que os internautas depositam na rede: 40% dos entrevistados estão dispostos a aceitar recomendações feitas por desconhecidos.


Apesar de ser blogueiro, tenho ainda minhas indagações a seu respeito. Em junho de 2007, durante o 10° Congresso de Comunicação Corporativa, assisti a uma palestra que discutia a importância de se entender as novas mídias, como blogs e redes de relacionamento. Naquele momento percebi que, apesar de formado a pouco mais de um ano, estava desatualizado, pois não havia tido nenhum contato com as chamadas “novas mídias” durante o curso superior. E, pior, conversando com ex-professores, pude constatar que esse gap ainda existia. Me pergunto, então, quem assume o comando e as diretrizes dessa ferramenta de relacionamento dentro das corporações?


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Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quarta-feira, 16 de abril de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Profissão Blogueiro”

Carol Terra disse...

Juliano, e por falar em novas mídias e blogs, surge aí uma nova oportunidade profissional para os comunicadores. Veja: http://rpalavreando.blogspot.com/2008/04/mediador-social-e-novo-blog-corporativo.html.
Beijos, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)