Olhar fora da caixa

Muito legal esta matéria da Lew´Lara/TBWA, que fala um pouco das criações mais famosas da agência.


A agência traz para o mercado soluções inovadoras e criativas
A Lew'Lara, criada em 1992 pelos publicitários Jaques Lewkowicz e Luiz Lara, é reconhecida por construir grandes campanhas. Recentemente foi comprada pela rede internacional TBWA, sediada em Nova York, que reúne agências em 77 países. Com essa negociação, em que a estrangeira torna-se detentora de 55% de participação, a Lew'Lara se consolida no Brasil e no exterior e, por alinhamento de contas, tem, a partir deste ano, novos e importantes clientes, como Apple, Absolut, Nissan, Pedigree, Adidas, Chivas e Samsonite.

Para André Laurentino, vice-presidente de criação, a Lew'Lara é a correspondente perfeita da TBWA no Brasil. "Nossas filosofias são muito parecidas. A ferramenta principal da TBWA é o Disruption, que significa trazer idéias que quebrem convenções de mercado, e nós já fazíamos isso quando eles nos procuraram", analisa. Um exemplo é a campanha do Dia Mundial Sem Carro, feito para a ONG Movimento Nossa São Paulo. No dia 22 de setembro de 2007, a agência escreveu na fuligem das paredes do túnel Ayrton Senna, um dos mais movimentados da cidade, a mensagem ANDE, TOME ÔNIBUS, VÁ DE BICICLETA, 22 DE SETEMBRO, DIA MUNDIAL SEM CARRO. "As paredes são pretas, então fomos limpando a sujeira e escrevendo, em letras garrafais", conta Laurentino.

Segundo ele, a ação gerou seis milhões de mídias espontâneas, e atingiu 4 milhões de pessoas. "Foi notícia no Estado de S. Paulo, capa da Folha de S. Paulo, apareceu no Jornal Nacional, Jornal Hoje, SPTV, na RedeTV, Record e Cultura". Para Luanda Nera, coordenadora de Comunicação da ONG Movimento Nossa São Paulo, o contato com a Lew'Lara foi extremamente gratificante. "Pudemos trabalhar juntos não apenas no momento do planejamento e criação, mas também da própria mobilização da sociedade. Além disso, a agência demonstrou ter abertura para trabalhar com um "produto" tão subjetivo como a campanha para o Dia Mundial Sem Carro. Os profissionais precisaram trabalhar muito próximos das 400 organizações que compõem o Movimento", conta.

Esforço duplo
Há cinco meses, a Lew'Lara\TBWA adotou uma medida para potencializar o trabalho de mídia: a Diretoria Dupla. Luiz Ritton e Adão Casares, vice-presidentes da área, dividem as contas, os problemas e as soluções. "O poder isola. Este 'casamento' permite agilidade, pois, quando um não está, o outro marca presença", afirma Casares. "A mídia da agência esbanja força, porque pensamos duas vezes no cliente", completa Ritton. O trabalho em conjunto possibilita que os projetos dos clientes sejam desenvolvidos com mais apuro, pois um revisa o trabalho do outro, adicionando idéias e trazendo questões diferentes.

"Nossas idéias são inovadoras e ousadas; ao mesmo tempo, têm o objetivo claro e estratégico de mexer nos resultados dos clientes", expõe Márcio Oliveira, vice-presidente de operações. "O processo criativo começa com o briefing, o planejamento, e passa por todas as áreas; não fica restrito somente à criação", completa. "Planejamento e criação brilham juntos e estão equiparados", confirma André Laurentino. Os resultados transparecem em clientes como Tim e Banco Real.

Para ler mais: http://portaldacomunicacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=20626

Postado por: Ramon Fernandes.

This entry was posted on quarta-feira, 2 de abril de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.