Agências já sentem impactos da crise, revela sondagem da Abracom

Sondagem realizada nos últimos dias pela Abracom entre seus associados revelou que a crise financeira global já começou a provocar efeitos na atividade de comunicação corporativa no Brasil.

Em um universo de 73 empresas que responderam ao questionário da entidade, 53% declararam que já tiveram algum impacto em seus negócios por conta da crise. Para 26% já houve renegociação de fees. Projetos em andamento foram adiados ou suspensos em 58% das empresas pesquisadas, mas 78% das empresas disseram que não perceberam ainda uma queda no número de prospecções ou concorrências para novos negócios. E 25% afirmaram que já receberam demandas de novos trabalhos para clientes interessados em investir na comunicação como ferramenta para enfrentar o cenário turbulento. Apenas 29% das empresas disseram ter contratos rescindidos sob a justificativa da crise. Para 29% dos empresários do setor, a crise vai afetar os negócios em 2009, enquanto 63% preferem analisar o cenário mais adiante e 7% acreditam que não haverá grandes prejuízos.

Para enfrentar os novos tempos, 67% dos empresários admitem que vão reformular seus planos de investimentos. E como soluções para possível queda na receita, 56% apostam em reprogramação de custos fixos, 21% no corte de custos e 23% na diversificação de serviços. Segundo o presidente da Abracom, Ciro Dias Reis, “o cenário de crise pode nos trazer ameaças, mas é o momento também em que o segmento pode enxergar oportunidades, porque a comunicação é vital para que empresas e organizações mantenham sua marca e reputação em evidência”. A análise do cenário de crise também será tema do evento anual de confraternização da Abracom, marcado para 2/12, a partir das 18h, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, com as participações confirmadas de Claudia Vassalo, diretora de Redação de Exame, Ottoni Fernandes Jr., subsecretário de Comunicação do Governo Federal, e Gislaine Rosseti, gerente de Comunicação da Basf.
Mais informações, clique aqui e acesse o Jornalistas & Cia.

This entry was posted on quarta-feira, 19 de novembro de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.