Estudo da The Jeffrey Group revela crescimento, poder e influência da Blogosfera na América Latina


Durante seis meses Blogs e blogueiros foram citados 11.572 vezes
nos principais veículos de comunicação



The Jeffrey Group, a maior agência internacional independente de Relações Públicas, apresenta seu estudo exclusivo sobre a blogosfera na América Latina e revela que ela está cada vez mais consolidada, impactando mais pessoas e crescendo mais que a internet na região.

Intitulado de “The Blogosphere in Latin America: An Analysis of the Region’s Webfluentials®” (A blogsfera na América Latina: uma análise regional da influência Web), o estudo examina os impactos e padrões de blogar na América Latina e apresenta esta tendência como um crescente meio de comunicação com potencial para impactar fortemente os negócios e organizações.

“A The Jeffrey Group conduziu o estudo para entender melhor e se comunicar com a blogosfera e entender como ela impacta a comunicação por toda a América Latina no presente e no futuro, afirma Jorge Ortega, Presidente da The Jeffrey Group. “As estatísticas da penetração da internet na América Latina estão alcançando os recordes de crescimento e impacto da blogosfera na mesma região está próximo à realidade dos Estados Unidos. Com base em números exorbitantes, nós pressentimos que o desenvolvimento e o impacto da blogosfera na região demandavam uma análise aprofundada”.

A agência, líder em comunicação integrada com foco no público Latino Americano há mais de 15 anos, organizou um estudo para investigar as tendências em expansão que estão modificando a maneira que a organizações, pessoas comuns e a mídia se comunicam online. O relatório analisa o estágio atual da blogosfera na América Latina, seu futuro e as influências que ela exerce sobre as corporações e instituições.

Soledad Laborde, pesquisadora e antropóloga da The Jeffrey Group em Buenos Aires, conduziu o estudo e coordenou várias entrevistas pessoalmente com os principais bloggers no Brasil, Argentina, México e Venezuela. A pesquisa contemplou os 175 blogs mais acessados na América Latina especializados em assuntos diversificados, como tecnologia, política e notícias de interesses gerais. O relatório também apresenta exemplos da influência dos blogs e casos cujo posicionamento dos blogs (posts) afetaram o comportamento das organizações e seu relacionamento com a comunidade e o mercado.

“O estudo revela que o impacto do blog pode influenciar a mídia tradicional, assim como a percepção pública das empresas, organizações, instituições públicas e sociedade como um todo”, declara Laborde. “Os blogueiros da América Latina estão conquistando um aumento de poder e influência que sustentam seus comentários (posts) com pontos de vista, e o impacto que os blogs deles têm no país pode até mesmo, cruzar as fronteiras”.

Os destaques deste estudo incluem:

• Os blogueiros se desenvolveram frente a uma onda de formadores de opinião e influenciadores que atingem jovens, consumidores potenciais e uma nova geração de formadores de opinião. Eles são um meio de interação com o mercado.

• Jornalistas são autores de 61 dos 168 blogs pesquisados nos quatro países estudados pela The Jeffrey Group. A maioria justificou que a liberdade editorial é o motivo principal de manter um blog.

• A cobertura da mídia na América Latina entre blogs e blogueiros é difundida. Entre as centenas de artigos revisados durante seis meses, a The Jeffrey Group encontrou 11.572 menções de blogs e blogueiros nos quatro países estudados.

• De acordo com o Target Group Index (TGI), um estudo de mercado global com fonte única de pesquisa, foi estimado que existe 9,1 milhões de blogueiros na América Latina em 2007, ou 7% dos usuários de internet latino-americanos. Esta média é apenas um pouco inferior à média dos internautas dos Estados Unidos: 8% deles são blogueiros.

• Também, de acordo com o TGI, o uso da Internet na América Latina cresceu 590% entre 2000 e 2007, o dobro da média mundial.

O estudo evidencia o crescimento da influência, legitimidade e alcance dos blogs e blogueiros.
Consequentemente, as organizações devem aconselhar propriamente e como parte de uma estratégia de comunicação mais ampla, aprender a se relacionar neste contexto e responder a este tipo de comunicação.O estudo aponta ainda que os blogueiros latino-americanos devam ser vistos como alvos estratégicos e profissionais que se utilizam da comunicação digital online para atingir estrategicamente um programa surpreendente de público direto.


Sobre a The Jeffrey Group
Fundada em 1993, a The Jeffrey Group é uma agência internacional independente líder em prover soluções de comunicação integrada, ajudando empresas e organizações multinacionais a se conectar com consumidores, outras companhias e stakeholders que influenciam seus negócios em todas as Américas. A empresa adotou uma abordagem única para o desenvolvimento e o gerenciamento criativos da comunicação de várias das principais companhias do mundo, como a Abbott Laboratories, American Airlines, American Express, Diageo, Fox Sports, Microsoft, Ryder System, Sony Ericsson, Standard Charactered Bank, T-Mobile e Western Union, entre outros. Além de escritórios próprios em Miami, Nova York, Buenos Aires, São Paulo e na Cidade do México, a empresa mantém uma rede de Parceiros Locais para oferecer aos clientes insights regionais, consultoria estratégica e apoio táctico em vários mercados da América do Norte e do Sul. O sistema proprietário PubTracker® fornece o acompanhamento, monitoramento e análise da cobertura de imprensa em todas as Américas.

Para mais informações, visite
http://www.jeffreygroup.com/.



Contato:
The Jeffrey Group
Robson Melendre
+ 55 11 2165-1644
rmelendre@jeffreygroup.com



This entry was posted on quarta-feira, 26 de novembro de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.