Conheça o consumidor por estilo de vida




Entender melhor o mercado e vislumbrar formas de avançar ainda mais em termos de tecnologia e serviços, produzindo soluções, modelos de negócios e ofertas que se encaixem perfeitamente nos desejos e necessidades dos usuários. Este é o sonho de qualquer empresa. E foi a prática da Ericsson na apresentação dos resultados de uma pesquisa de estilos de vida dos usuários de serviços de comunicação, durante a edição 10 do Futurecom – seminário internacional e espaço de exposições organizado pela Provisuale no Transamérica Expo Center em São Paulo/SP, entre os dias 27 e 30 de outubro de 2008.

O Ericsson Consumer Lab realizou uma pesquisa para definir quais as características predominantes e os estilos de vida dos usuários de serviços de comunicação no Brasil e no mundo. A pesquisa realizada em 11 países durante o ano de 2008, com cerca de 16.000 pessoas, de 15 a 69 anos, apontou 8 tipos de estilos de vida dos usuários: Family Phoners, (17%), Basic Phoners (17%), In Touch Organizers (15%), Mainstream Materialists (15%), Experiencialists (12%), Mainstream Youth (9%), Pioneers Youth (9%) e Careeirists (7%). No Brasil foram feitas 1.200 entrevistas, definindo os estilos em: In Touch Organizers (16%), Basic Phoners (15%), Family Phoners (16%), Mainstream Materialists (14%), Experiencers (15%), Pioneer Youth (10%), Mainstream Youth (10%) e Careeirists (4%).

Em uma ação pioneira, a Ericsson e o Instituto Ipsos Public Affairs apresentam também um estudo qualitativo dos consumidores das classes D e E. O estudo, inédito no Brasil, tem por objetivo ser referência para o segmento, norteando as operadoras para o desenvolvimento de projetos específicos para cada público-alvo. “As classes D e E são extremamente interessadas com a comunicação, são pessoas que conhecem o que as operadoras têm a oferecer, em termos de serviços e tecnologias. O que limita o uso dos aplicativos realmente é o preço. Mesmo assim, com o pouco que lhes sobra, freqüentam Lan houses, acessam a internet pelo celular, baixam ringtones, e têm conhecimento de como utilizar o bluethooth, por exemplo”, explica Jesper Rhode, vice-presidente de Multimídia da Ericsson Brasil. Principais percepções captadas na pesquisa qualitativa demonstram que os usuários das classes D e E estão sedentos por: transferência de créditos (para resgate em dinheiro); chamada patrocinada (chamadas e mensagens de texto); pacotes (com predominância de Internet + TV a cabo + telefone celular); e desconto dinâmico (promoções em horário comercial).

A descrição de cada perfil ficou assim:

. Family Phoners — usuários de 30 a 64 anos, que não dominam a tecnologia, mas se precisarem ter uma conexão forte com seus familiares, se submetem a aprender. São pessoas que prezam estar com a família. Casados, com filhos, e predominantemente mulheres. São um pouco receosos com tecnologia, mas estão dispostos a aprender se possibilitar uma conexão familiar maior.

. Basic Phoners — usuários com mais de 40 anos; maior possibilidade de serem mulheres do que homens; casados e com filhos, ou casados sem filhos. Eles têm menor grau de escolaridade e de renda em relação aos demais. Grande parcela deles são aposentados ou donas de casa. Vêem a tecnologia como um símbolo do que tem de errado no mundo moderno, mas podem ser influenciados pelos mais jovens a mudarem esse pensamento.

. In Touch Organisers — em sua maioria, pessoas entre 30 e 64 anos; casadas e com filhos; mais mulheres do que homens. Possuem alto grau de escolaridade e renda, quando comparados com os usuários do perfil Tendência Materialista. São pessoas que vêem a tecnologia como um meio para alcançar algo.
. Mainstream Materialist — pessoas entre 25 e 59 anos, casadas e com filhos. Grau de escolaridade mediano. São mais homens do que mulheres e que buscam reconhecimento da sociedade.

. Experiencers — usuários entre 25 e 55 anos, normalmente casados e com filhos. Possuem renda de grau médio à boa e trabalham em período integral. A porcentagem de homens e mulheres é balanceada. São fascinados por novas tecnologias por seu estilo e valor.

. Mainstream Youth — usuários entre 15 e 24 anos; solteiros, mas que ainda moram com os pais. Famílias com menor poder aquisitivo do que os usuários pertencentes ao perfil Jovem Pioneiro. São mais mulheres do que homens. A maioria é estudante, que já ingressou no mercado de trabalho. Pessoas jovens que têm vontade de consumir, mas são racionais com suas aquisições.

. Pioneer Youth — são pessoas entre 15 e 24 anos, perfil tipicamente voltado à juventude. São estudantes e solteiros, que ainda moram com os pais. Mais mulheres do que homens. Famílias com maior poder aquisitivo do que os Tendência Jovem. Querem tudo de um aparelho celular e não querem esperar.

. Careerists — pessoas entre 25 a 39 anos, na maioria casados e com filhos. Grupo com maior poder aquisitivo. Com grau de escolaridade alto, muitos formados em universidades, grande porcentagem de homens. Para eles, a tecnologia é uma ferramenta para o sucesso, uma forma de ganhar vantagem.



RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674
Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas (http://www.mundorp.com.br/)

This entry was posted on segunda-feira, 10 de novembro de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.