A passagem do público para as redes, das tecnologias da democracia para aquelas da colaboração são temas discutidos na mais nova obra coordenada por Massimo di Felice, Do Público para as Redes – a Comunicação Digital e as Novas Formas de Participação Social, que será pré-lançada nesta Bienal do Livro pela Difusão Editora. Trata-se do primeiro livro da coleção Era Digital, que prevê inicialmente o lançamento de outros três volumes. Esse primeiro reúne as reflexões de alguns dos principais pesquisadores internacionais da comunicação digital a respeito das modificações sociais em decorrência do advento das novas tecnologias comunicativas interativas.
O autor lembra que, historicamente, a humanidade passou por três grandes revoluções comunicativas. A primeira delas surge com a escrita no século V a.C., no Oriente Médio, marcando a passagem da cultura e da sociedade oral para a cultura e a sociedade escrita. A segunda é provocada pelo surgimento da impressão criada por Gutenberg, resultando na difusão da cultura do livro e da leitura.
Ocorrida na época da Revolução Industrial, a terceira foi marcada pelo início da cultura de massa com a introdução dos meios de comunicação eletrônicos. A criação da escrita, o advento da imprensa, a invenção do telefone, do rádio, do cinema e da TV possibilitaram novas práticas comunicativas, sociais, alcançando um público cada vez maior em um período de tempo e a um custo cada vez menores.
A revolução da comunicação, entretanto, não parou por aí. Massimo di Felice lembra que a quarta revolução ainda está em curso bem diante de nossos olhos, nos computadores ligados em rede, na interação com mouse, teclado e redes em geral. Esta nova modalidade de comunicação é definida na obra como um diálogo, onde é excluído qualquer tipo de distinção entre o produtor e o receptor da mensagem.
“Assim como o surgimento da impressão transformou a Europa pós-medieval e criou um processo de democratização das informações, o que resultou na Reforma Protestante e na Revolução Francesa, as novas tecnologias também ocasionam transformações nas hierarquias sociais e no conceito da democracia”, esclarece o autor.
Ao longo da obra, Massimo di Felice questiona os resultados futuros da comunicação em rede, da democracia, da distribuição de informações pelas mídias de massa, citando o exemplo dos grandes canais de TV – e da comunicação feita pelas instituições representantes de classe, como sindicatos, partidos e movimentos de massa.
Para responder a todas essas questões, o autor apresenta reflexões elaboradas por uma série de pesquisadores internacionais, entre os quais: Derrick De Kerckhove, Diretor do McLuhan Porgram in Culture and Technology da Universidade de Toronto (Canadá); Jose Bragança de Miranda, Diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Alberto Abruzzese, Direto do Istituto di Comunicazione da IULM de Milão (Itália). O livro reúne também os estudos de pesquisadores do Centro de Pesquisa Atopos da Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP, com destaque para a participação de Paulo Nassar, presidente da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
Massimo Di Felice é graduado em Sociologia pela Universita degli Studi La Sapienza e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde ministra aulas na graduação e pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Coordena o Centro de Pesquisa da Opinião Pública em Contextos Digitais - Cepop/ATOPOS na USP.
Sobre a Difusão
A Difusão Editora, especializada na produção e comercialização de livros nas áreas de Saúde e Comunicação, foi fundada em 1976. Sediada em São Caetano do Sul, trabalha fornecendo material didático para mais de 400 instituições de ensino brasileiras, sempre valorizando o autor nacional. Seu público-alvo é composto principalmente por professores, pesquisadores e estudantes, de nível médio e universitário.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Facto Comunicação Integrada
Carolina Denardi
(11) 4586-1551/ 9969-6761
carolina.denardi@factoci.com.br
Daniela Reis
(11) 2978-5820/ 7151-2213
factoci@factoci.com.br
Carolina Denardi
(11) 4586-1551/ 9969-6761
carolina.denardi@factoci.com.br
Daniela Reis
(11) 2978-5820/ 7151-2213
factoci@factoci.com.br
Postar um comentário