Tecnologias não podem excluir o fator humano do trabalho.


As modernas tecnologias de informação e comunicação que ocupam espaços crescentes nas organizações em todo o planeta possibilitam elevados graus de descentralização das decisões, inovação e melhores resultados. Mas tudo vai depender do modo como são usadas pelas empresas. Tecnologias que excluem o fator humano são um risco porque podem levar ao engessamento de atividades, levando as empresas à obsolescência. Cláudio Katz, professor da Universidade de Buenos Aires, defende em um artigo sobre os mitos e realidades das tecnologias de informação que a gestão proveitosa das novas tecnologias requer a introdução de critérios cooperativos no trabalho.

Segundo Luiz Augusto Costa Leite, responsável pela coordenação do Comitê de Criação do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas - CONARH 2008 -, a tecnologia inspiradora, que estimula e não acomoda, é uma das principais preocupações dos gestores de pessoas no Brasil, o que levou a ABRH-Nacional a programar o debate do tema na maior evento do setor na América Latina, que acontece entre os dias 19 e 22 de agosto, em São Paulo (SP).

Luiz Edmundo Prestes Rosa, Diretor Geral do CONARH 2008, assinala que o uso da tecnologia para inspirar pessoas é um novo olhar sobre a introdução crescente das técnicas no âmbito do trabalho. A discussão desse tema no congresso começa com a palestra magna "A inovação inspirada pela tecnologia", evidenciando que o uso da tecnologia é inspirador e inovador quando permite revolucionar os ambientes de trabalho favorecendo a iniciativa e a implementação de soluções criativas, que não engessem as relações de trabalho.

Entre as palestras simultâneas neste eixo de discussões estão "O blog do presidente - tecnologia a serviço da comunicação", que vai revelar como o uso das novas tecnologias pode fazer pender a balança organizacional para uma horizontalização da comunicação; "Ferramentas para alinhamento estratégico", que discutirá o uso de tecnologias que permitem a estruturação de estratégias de negócios consistentes e diferenciadoras e "Gestão de pessoas além dos limites da organização", que vai debater uma tendência crescente em todo mundo que é o da gestão de trabalhadores localizados fora dos muros da organização, em home offices, escritórios de clientes ou parceiros ou em viagem.

Palestrantes confirmados - Entre os palestrantes que marcarão presença no CONARH 2008 debatendo como as organizações podem construir culturas de valor, orientadas para pessoas e resultados, estarão o professor da Fundação Dom Cabral, Marco Túlio Zanini, que debaterá "O poder transformador da confiança"; o professor do IBMEC, Jean Bartoli, que falará sobre "O impacto da cultura de valor na estratégia"; o presidente da Idea Connection Systems, Bob Rosenfeld, que falará sobre o desafio de "Inovar para o futuro em um mundo de curto prazo"; a presidente da Society For Human Resource Management (SHRM), Susan Meisinger, que abordará o tema "RH: uma profissão de valor", evidenciando a evolução das áreas de gestão de pessoas nas organizações; o Diretor da Área de Performance Organizacional da Right Management Felipe Westin, que falará sobre a importância do engajamento profissional por meio da remuneração, do reconhecimento e da recompensa; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Paulo Nassar, que vai abordar a necessidade da descentralização da comunicação nas empresas; a consultora em criatividade e inovação, Gisela Kassoy, que falará sobre como inspirar criatividade, inovação e empreendedorismo nas equipes de trabalho; a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, que abordará o tema da atuação sustentável, e a professora da Fundação Getúlio Vargas Silvana de Aguiar, que ministrará palestrar sobre a força da liderança.

Fonte: http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=2074
Postado por: Ramon Fernandes

This entry was posted on terça-feira, 5 de agosto de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.