Prêmio ABERJE 2008 faz primeiro julgamento público


O Prêmio ABERJE 2008 já está em sua fase final de definições. No mês de agosto, várias apresentações públicas estão marcadas para receber os projetos finalistas em cada categoria (ver agenda abaixo). A etapa Regional Espírito Santo e Rio de Janeiro aconteceu nos últimos dias 30 e 31 de julho na cidade do Rio de Janeiro/RJ em auditório da ESPM. Foram mais de 150 inscritos interessados em conhecer as melhores práticas de comunicação da região.



A audiência pública é uma segunda etapa no sistema da premiação. Os Prêmios ABERJE Regionais são concedidos, em cada categoria, aos trabalhos que obtiveram a maior média de pontos dentre a média final das duas etapas, podendo ocorrer empate. Eles estão classificados automaticamente para o Prêmio ABERJE Brasil. Segundo estipulação do regulamento do certame, cada candidato teve 20 minutos para fazer a defesa de seu projeto e a apreciação individual não é divulgada. O ombudsman do certame, Roberto Castro Neves, mesmo com senso crítico apurado, não hesita em reconhecer o êxito: “o evento foi um sucesso: além das boas instalações, as apresentações aconteceram nos horários pré-estabelecidos, o suporte tecnológico funcionou a contento. O conjunto dos trabalhos apresentados é de muito boa qualidade adiantando desde já que a região, quaisquer que sejam os vencedores, será muito bem representada na fase nacional do certame, dia 22 de setembro, em São Paulo".



Entre representantes do mercado e professores e pesquisadores da região, foram 30 especialistas envolvidos na análise dos trabalhos. Entre eles, estiveram Ana Paula Goulart (TV Globo), Aser Cortines (Amana-Key), Eneida Leão (UERJ), Lenora Moraes de Vasconcelos (COMLURB), Manoel Marcondes Machado Neto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Mario Carlos da Silva Lopes (CONFERP), Ricardo Blay Levisky (Fundação OSB), Ronnie Nogueira (Revista RI), Ruth Reis (Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória). Os jurados, seguindo normativa dos organizadores, deveriam avaliar os trabalhos tendo em vista a sua inserção no planejamento estratégico da Comunicação Organizacional. Entre os critérios, estava a demonstração, de maneira clara e objetiva, do problema de comunicação, do planejamento e das estratégias utilizadas, da operacionalização das ações e do alcance do resultado pretendido, além de, mesmo com uma solução simples, haver um efeito positivo na resolução dos problemas de comunicação. Conforme manifesta a coordenadora do Prêmio, Jovanka de Gênova, “os jurados devem sempre concentrar seu julgamento na essência do trabalho, em sua proposta e em seus resultados”. Segundo o jornalista e professor da Universidade Estácio de Sá, Márcio Gonçalves, que foi um dos jurados, “todos os trabalhos buscaram aplicar os conceitos mais modernos de comunicação. Foi provado que mesmo sem grandes recursos financeiros é possível fazer um trabalho de qualidade e que atinja seus públicos”.



CONCORRENTES - Os trabalhos finalistas foram defendidos por profissionais integrantes das equipes internas das empresas, ou então por representantes de agências terceirizadas. Na categoria Campanha de Comunicação de Marketing, foram mostrados “Roda Skol” da AmBev, “Lance! 10 anos” da Lance e ainda “Petrobras no Pan” da Petrobras. Em Comunicação de Ações de Sustentabilidade, concorrem Coca-Cola Brasil com “Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras”, Petrobras com ''Água em Unidade de Conservação'' e Vale com “Vale Garimpando Novas Idéias”. Na área de Comunicação de Marca, estão contemplados o Banestes com “Valores Capixabas”, Petrobras com “Campanha Fórmula 1 2007” e ainda a Unimed-Vitória com “Campanha Institucional”.



Quem apresentou suas estratégias e táticas no setor de Comunicação nas Crises Empresariais foi a Bayer com “Acidente com Tamaron: agilidade e transparência no gerenciamento da crise”, a Petrobras com “Comunicação para desapropriação de famílias - Base Jaboatão”, e depois a Vale com “Transporte de Virolas: uma mega operação de sucesso da Vale na Logística e na Comunicação”. Em Comunicação e Relacionamento com a Comunidade, foi a vez de “Bom Vizinho: Cidadania em Rede reforça compromisso McDonald's com a Comunidade” do McDonald's,



“Projeto Arredores” da Unimed-Rio e “Projeto Cinema em Movimento - Programa Arte na Rua” da Valesul Alumínio. A parte de Comunicação e Relacionamento com a Imprensa, tem como candidatos o Comitê Olímpico Brasileiro no projeto “Jogos Panamericanos Rio 2007 - Estrutura e Qualidade de Serviço à Imprensa”, a Petrobras no “30 Anos da Bacia de Campos: uma oportunidade de Relacionamento com a Imprensa” e o Rio Convention & Visitors Bureau com o projeto “Cristo Redentor - Nova Maravilha do Mundo”.



A Petrobras, com o projeto “Mulheres em Alta 2007”, a Unimed-Rio no “Ampliar - Programa de Relacionamento com os Sócios” e a Unimed-Vitória com seu Relatório Anual 2007 estão em Comunicação e Relacionamento com Investidores. Já em Comunicação e Relacionamento com o Público Interno, estão a Coca-Cola Brasil com “Prêmio por um País Melhor”, Oi Telecomunicações em “Os 16 Homens Valentes” e a Petrobras com “Campanha de Segurança nos Escritórios”. Em Eventos Especiais, a excelência das ações não é diferente: concorrem o Comitê Olímpico Brasileiro com “Revezamento da Tocha Panamericana”, a Petrobras com “Integrani 2007” e a Vale em “Vale monta miniatura da Reserva de Linhares no Rio e dá árvores de presente”.



O Centro de Memória do Grupo Águia Branca e o Projeto Comemoração dos 70 anos do Instituto Nacional do Câncer foram defendidos na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial, sendo que em Gestão de Mídia Impressa ficaram o “Mundo Coimex” do Grupo Coimex, a “Revista Conexão” da Oi Telecomunicações e ainda um trabalho de gestão da Rede Gazeta. Como Publicação Especial, são três trabalhos: “Light - A História da Empresa que modernizou o Brasil”, “O Tatu saiu da Toca - Histórias da Internacionalização da Petrobras” e “68: Destinos. Passeata dos 100 mil - Textual Serviços de Comunicação”.



A audiência também contou com as defesas da Petrobras em “Vídeo Institucional da Área Internacional” e “Planejamento Estratégico de 2008. Prepare-se: nosso time vai bater todos os recordes” da Unimed-Vitória em Gestão de Mídia Audiovisual. Houve por fim a apresentação de detalhes dos concorrentes em Gestão de Mídia Digital, com a Coca-Cola Brasil e sua intranet, o site global da Petrobras e o projeto “Vale recria a Amazônia no Second Life”.



AGENDA ­
A próxima etapa de julgamentos acontece em São Paulo no 15 de agosto de 2008 no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, e em Curitiba/PR na Regional Sul no dia 22 no Estação Embratel Convention. Já a etapa Minas Gerais e Centro-Oeste vai ocorrer em Belo Horizonte/MG na Faculdade Estácio de Sá nos dias 26 e 27 de agosto, ficando para Salvador a regional Norte e Nordeste no dia 29 na UNIFACS. Interessados podem reservar lugar no site da ABERJE (www.aberje.com.br) e outras informações podem ser obtidas com Jovanka Mariana e Bruno Affonso pelo 11-3662-3990 .



RP Rodrigo Cogo – Conrerp SP/PR 3674Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas (http://www.mundorp.com.br/

This entry was posted on sexta-feira, 8 de agosto de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.