Grupos de Trabalho dinamizam Congresso AbrapCorp 2009




Nada menos que 54 projetos passaram na avaliação para integrar os seis Grupos de Trabalho do III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, que vai reunir pesquisadores, profissionais e universitários na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, em São Paulo/SP, entre os dias 28 e 30 de abril de 2009, para debater o tema “Comunicação, Humanização e Organizações”.


As apresentações das pesquisas por participantes de todo o país acontecem nas duas primeiras tardes, entre 14h e 17h. A programação oficial é formada ainda por conferências com convidados internacionais, mesa-redonda, oficinas, lançamento de livros, painel e cursos de curta-duração pré e pós-evento.

Os GTs estão estruturados com esta divisão:
GT1 - História, Teoria e Pesquisa em Relações Públicas;
GT2 - Processos, políticas e estratégias de comunicação organizacional;
GT3 - Comunicação digital, inovações tecnológicas e os impactos nas organizações;
GT4 - Estudos do Discurso, da Imagem e da Identidade organizacionais;
GT5 - Relações Públicas comunitárias, comunicação no terceiro setor e responsabilidade social e; GT6 - Comunicação pública, governamental e política.


A professora Maria Aparecida Ferrari, da ECA-USP e Umesp, coordena a o GT1, onde serão debatidos sete trabalhos.

Oscar Curros, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), vai falar sobre “Vale: uma estratégia verde-amarela de Relações Públicas Internacionais”, analisando a estratégia para o lançamento da nova marca global em 2007.

Depois, “Relações Públicas: construindo relacionamentos éticos nas organizações” é o tema de Zilda Aparecida Freitas de Andrade, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), apresentando um levantamento bibliográfico a respeito das discussões que envolvem o tema ética e relações públicas e suas interfaces.


Já Tiago Mainieri, da Universidade Federal de Goiás (UFG), aborda “A expansão do mercado das agências de comunicação no Brasil”, com resultados parciais da pesquisa realizada junto às agências de relações públicas e comunicação brasileiras, integrantes de sua tese de doutorado.
Vinda da ECA-USP, Edna Junko Yokota fala da “Planejamento e gestão da comunicação para valoração do intangível nas micro e pequenas empresas brasileiras” enfocando a valorização contínua do capital intelectual.

A sessão tem continuidade com “Marca e o Campo das Relações Públicas”, com Manoella Neves da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), fazendo um registro preliminar quanto à compreensão do lugar da marca na constituição do campo das relações públicas na sociedade contemporânea.

O encerramento acontece com Maria Rosana Ferrari Nassar, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), sobre “Novas tecnologias de comunicação em hospitais: a internet como estratégia para gestão do relacionamento com os públicos”, onde relata o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva para estudo da utilização das novas tecnologias da comunicação e da informação, especialmente da internet em hospitais, como ferramenta de gestão estratégica para aproximação dessas organizações com seus públicos. O processo de inscrição pode ser realizado exclusivamente pelo sistema on-line pelo site www.congresso.abrapcorp.org.br/.

Para mais informações, fale com Perolah Caratta na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - bloco 22, sala 30 na Cidade Universitária da USP em São Paulo/SP, pelo fone/fax 11-3091-2949 ou pelo e-mail abrapcorp@abrapcorp.org.br .

O Congresso tem apoio da ABERJE, Capes, Fapesp, Intercom, Fapcom e Socicom. Mais dados no portal www.abrapcorp.org.br/ .

LISTA DE GT’s e seus coordenadores
GT ABRAPCORP 1 – História, Teoria e Pesquisa em Relações PúblicasCoordenação: Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP e Umesp)

GT ABRAPCORP 2 – Processos, políticas e estratégias de comunicação organizacionalCoordenação: Cleusa Andrade Scroferneker (PUCRS)
GT ABRAPCORP 3 - Comunicação digital, inovações tecnológicas e os impactos nas organizaçõesCoordenação: Elisabeth Saad Corrêa (ECA-USP)

GT ABRAPCORP 4 – Estudos do Discurso, da Imagem e da Identidade organizacionaisCoordenação: Luiz Carlos Assis Iasbeck (UCB)

GT ABRAPCORP 5 - Relações Públicas comunitárias, comunicação no terceiro setor e responsabilidade socialCoordenação: Márcio Simeone Henriques (UFMG)

GT ABRAPCORP 6 - Comunicação pública, governamental e políticaCoordenação: Maria Helena Weber (UFRGS)

This entry was posted on quinta-feira, 16 de abril de 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.