O Blog Ser.RP no contexto da blogosfera

O nosso blog tem recebido constantes pedidos de ajuda, seja para responder um questionário, seja para tirar dúvidas sobre a profissão. Recentemente recebemos uma solicitação de uma aluna de relações públicas pedindo para que explicássemos os diferenciais de nosso blog em relação a outros blogs que abordam o mesmo tema: comunicação. Outro questionamento era porque ela deveria escolher nosso canal em deferimento de outros para se informar sobre nossa profissão: relações públicas.

Um questionamento interessante e que nunca tínhamos parado para pensar sobre. Quando resolvemos criar o blog, como parte da avaliação da oficina ministrada pela Prof. Marta Marta Terezinha Motta Campos Martins, em 2007, nosso último e saudoso ano na Universidade Estadual de Londrina, não pensávamos nem mesmo em continuar dando vida ao Ser.RP.

Coube ao nosso parceiro-editor, Robson Turcato, a missão de responder ao questionamento da nossa futura colega de profissão e, que agora, traduzimos em nome de todos os membros da equipe, para todos os leitores, que podem ter a mesma dúvida, ou complementar a resposta com comentários.


Não acreditamos que as pessoas deva escolher um blog em detrimento de outro. A proposta de um blog, em si, é interatividade. Para que isso ocorra, faz-se necessário identificação entre nós e o público que nos acompanha.

Essa identificação é que cria e estabelece nossa rede de relacionamentos. Se observar em nosso blog, há vários links para outros. Esses são conteúdos que lemos e acompanhamos, assim como, os detentores daqueles blogs nos leem e nos acompanham. Achamos importante divulgar outros veículos. Não há concorrência e, sim, parcerias. Parcerias entre nós e os outros blogueiros e parcerias entre nós e os leitores, pois, divulgamos outros conteúdos que não abordamos e contribuímos para a disseminação da informação.

Perceba que cada tem um foco em uma ou várias das "n" faces da comunicação. No Ser.RP você encontrará posts mais voltados ao mercado, outros com conteúdo mais institucional. Outros ainda muito específicos, técnicos, corporativos. Há também aqueles que simplementes buscam informar e entreter.

Como diz Paulo Nassar, tudo é comunicação. E disso tiramos proveito e trazemos para o blog. A proposta de rede de relacionamentos perderia a coerência se assim tivesse que escolher: um ou outro. A blogosfera, neste caso, não existiria e o blog perderia todo o espaço e influência que conquistou nos últimos anos.

This entry was posted on domingo, 12 de abril de 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.