

O livro “O Diálogo Possível: Comunicação Organizacional e Paradigma da Complexidade” foi organizado por Cleusa Maria Andrade Scroferneker e reúne os pesquisadores – como Rudimar Baldissera - que, durante os seus períodos de estudo e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, fizeram parte do Grupo de Estudos Avançados em Comunicação Organizacional/GEACOR-CNPq. Materializa um dos principais objetivos do Grupo, ou seja, discutir sobre tendências e desafios, especialmente no que se refere à adoção de novos paradigmas. Cleusa possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelato pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Rudimar Baldissera, um dos pesquisadores que integram a obra, possui graduação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Vale dos Sinos, mestrado em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VISUAL – O Núcleo de Linguagem Audiovisual também participa desta ação com a gravação de impressões sobre o “estado da arte” e as tendências em diversas áreas do conhecimento, com professores reconhecidos, para disponibilizar no portal da entidade e gerar reflexões e busca por novas informações pelos profissionais envolvidos no cotidiano empresarial. Os materiais são oferecidos também no YouTube. Já deixaram seus depoimentos o Prof. Dr. Massimo Di Felice, da ECA-USP, falando sobre os conceitos de comunicação organizacional no sistema de redes digitais; o Prof.Dr. Eugênio Bucci, sobre o jornalismo no contexto da comunicação nas organizações e sobre Comunicação Pública; o Prof.Dr. João José Curvello, da Universidade Católica de Brasília sobre os desafios da comunicação interna; o Prof.Dr. Mitsuru Yanaze, que tratou da importância da mensuração no ambiente da comunicação organizacional; a presidente do Instituto Museu da Pessoa, Karen Worcman, falando sobre memória organizacional; a Profa. Suzel Figueiredo, diretora do Instituto DatABERJE e professora da Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP-SP, e ainda o Prof.Dr. Evandro Ouriques, coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência-NETCCON da UFRJ, abordando os desafios do novo comunicador.
A ABERJE atualmente reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional, e há 41 anos trabalha pela integração entre a pesquisa e a teoria da Comunicação Organizacional*, mostra sua transversalidade com diversos projetos em andamento de articulação e desenvolvimento do setor. Os participantes do evento receberão exemplar do livro. Reservas de lugar e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11-3662-3990 ou no e-mail kelly@aberje.com.br com Kelly Cuffone.
* Como detalhado no documento “A Comunicação Organizacional frente ao seu tempo”, escrito por pelos Professores Drs. Paulo Nassar e Renato Janine Ribeiro e por Rodolfo Witzig Guttilla, diretor de Comunicação da Natura e Mestre em Antropologia. O documento está disponível no site da ABERJE em formato PDF - http://www.aberje.com.br/novo/editorial/Documentos_ABERJE1.pdf
Postar um comentário