Tim Brown, CEO e presidente da IDEO, lança no Brasil, pela Campus-Elsevier, o livro Design Thinking. A obra ensina a usar a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades de inovação na vida pessoal, nos negócios e na carreira.
Os design thinkers se baseiam em rigorosas observações de como utilizar os espaços, bem como os objetos e os serviços que os ocupam; descobrem padrões onde os outros vêem complexidade e confusão; sintetizam novas idéias a partir de fragmentos aparentemente discrepantes; e convertem problemas em oportunidades.
O design thinking começa com habilidades que designers têm aprendido ao longo de várias décadas, na busca da correspondência entre necessidades humanas e recursos técnicos disponíveis, considerando as restrições práticas dos negócios. Ao integrar o viável, os designers têm conseguido criar os produtos que usufruímos hoje. O design thinking representa o próximo passo, que é colocar essas ferramentas nas mãos de pessoas que talvez nunca tenham pensado em si mesmas como designers e aplicá-las a uma variedade muito mais ampla de problemas.
É comum relacionar o termo inovação a algo avançado tecnologicamente. Mas inovação não é necessariamente sinônimo de novidade ou de tecnologia. É nesse ponto que encontramos um elemento que serve como divisor de águas entre o que é realmente inovador e o que constitui uma coisa passageira. Quando um produto ou serviço causa impacto na vida das pessoas e transforma para sempre a forma de viver e trabalhar, o valor da inovação é percebido.
O livro tem dois objetivos. O primeiro é convencer o leitor de que os métodos e as habilidades desenvolvidas pelos designers, ao longo de muitas décadas, podem e devem ser usados para resolver os problemas mais importantes e mais desafiadores. O segundo é persuadi-lo, independentemente de sua profissão, ou da função que desempenha, de que o design thinking pode ser aplicado aos desafios de negócios que todos enfrentam todos os dias.
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