Estudo revela o poder do discurso publicitário no sucesso da Coca-Cola


O livro O percurso dos gêneros do discurso publicitário: uma análise das propagandas da Coca-Cola, lançamento do selo Cultura Acadêmica, resgata o percurso dos gêneros publicitários, além de uma reflexão sobre os discursos veiculados em diferentes mídias. A partir de análises das propagandas da Coca-Cola e de seus contradiscursos (antiamericanos, anticapitalistas, antiglobalização, da natureza e da saúde), o livro acompanha todo o trajeto da linguagem midiática, desde a inserção de seus anúncios na televisão, o emprego de efeitos especiais, a introdução dos recursos da informática e da interconexão com outras mídias, em especial, com a internet.

Com isso, reflete como as relações comunicativas encurtaram as fronteiras espaço-temporais, gerando transformações culturais que, com o auxílio de máquinas que substituem a força, os sentidos e o cérebro humano, criaram novas formas de representação do mundo e de relações sociais. Uma pluralidade de signos, de valores sociais e de cultura que, provocam a imersão do homem em uma ampla variedade de formas comunicativas e nos mais diversos discursos. E estes, inseridos no contexto da globalização, muitas vezes privilegiam a pluralidade cultural.

Para o estudo são utilizadas as reflexões de Mikhail Bakhtin sobre gêneros do discurso e dialogismo, além da contribuição de outros estudiosos da linguagem e do discurso, bem como realizada ampla pesquisa do contexto histórico no qual a Coca-Cola se desenvolveu. Dividido em quatro capítulos, a autora faz um apanhado sobre os discursos, em especial, o publicitário; a evolução da mídia e o seu contexto sócio-histórico-cultural; o percurso dos gêneros publicitários e a linguagem sincrética dos anúncios impressos e televisivos da Coca-Cola; e uma conclusão sobre a identidade construída por essa marca não só no mercado, como na vida das pessoas.



This entry was posted on segunda-feira, 4 de outubro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.