Entrevista com a Relações Públicas Carolina Frazon Terra

Hoje trazemos uma entrevista bem bacana com Carolina Frazon Terra, Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Bauru).

Carol Terra, como é conhecida, é especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, doutoranda e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Iniciou sua carreira em Bauru, atuando em empresas como FIAT e Associação Hospitalar de Bauru. Atuou por quatro anos e meio como Relações Públicas da Vivo, foi coordenadora de comunicação corporativa do MercadoLivre e atualmente, é diretora de Mídias Sociais da agência Ideal. Também é docente para os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, e da pós-graduação em Comunicação Digital, da ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Boa leitura a todos!




Ser.RP - O que é ser Relações Públicas?

Carol Terra: É ser um profissional que se preocupa em desenhar, delinear, executar e avaliar ações estratégicas de comunicação para seus clientes, organizações, entidades e personalidades.

Ser.RP - Qual a dica (ou dicas) mais importante para quem quer seguir a carreira de Relações Públicas? E, para quem já está no mercado de trabalho?

Carol Terra: Para quem quer seguir a carreira, recomendo que leia muito sobre a atividade, converse com vários profissionais, visite agências, ONGs e organizações que possuem profissionais atuantes a fim de checar se aquele dia a dia faz sentido. Para quem já está no mercado, recomendo que nunca pare de se atualizar, frequente cursos, reuniões da área, debata com colegas, participe de entidades de classe e esteja animado, pois penso que estamos muito em alta.

Ser.RP - O que se espera de um recém formado em Relações Públicas? E, de um profissional do mercado?

Carol Terra: De um recém formado, esperamos ideias novas, vontade, disposição, criatividade. De um profissional formado, esperamos consistência, capacidade de análise e de planejamento, bem como jogo de cintura para lidar com situações críticas.

Ser.RP - Quais são as habilidades e perfil que a Agência Ideal procura em um profissional de comunicação?

Carol Terra: Capacidade de análise, de reflexão, de sugestão, de atualização, de desenvoltura, de comunicação, de escrita, de cultura. Enfim, há um arcabouço longo de qualidades que são esperadas de um profissional de comunicação.

Ser.RP - Hoje há mais Relações Públicas ou jornalistas trabalhando na Agência Ideal?

Carol Terra: Na agência em que eu trabalho, há uma boa proporção de ambas as formações. Arrisco-me a dizer que somos 50%, 50%.

Ser.RP - Quais as funções desempenhadas pelos RP’s na Agência?

Carol Terra: Funções de assessoria de imprensa, ou melhor, relacionamento com a mídia; organização de eventos; mídias sociais; planejamentos; relatórios; reuniões com clientes, com formadores de opinião e com a imprensa. São responsáveis pelo desenho de planos estratégicos de comunicação para os clientes.

Ser.RP - Há um estigma de que a profissão não é valorizada. Qual é a sua análise do mercado de comunicação em relação às Relações Públicas?

Carol Terra: Acredito que já estamos superando esse estigma. As organizações se deram conta de que é preciso fazer comunicação transparente, de mão dupla e de forma consistente e contínua e enxergam no profissional de RP a solução para isso.

Ser.RP - Assessor de imprensa é relações públicas ou jornalista?

Carol Terra: Não acredito em reserva de mercado, mas sim em competência. Independente da formação, quem tem competência para desenvolver a função deve exercê-la. Na agência que trabalho – Agência Ideal – temos profissionais formados em RP, Jornalismo, Publicidade, Marketing e até outras formações e todos exercem as mesmas atividades. E isso nos dá diversidade e pluralismo. Todas são igualmente válidas e têm características que as destacam.

Ser.RP - Com o advento de novos meios de comunicação em decorrência da evolução tecnológica, qual deve ser a nova postura do profissional de Relações Públicas e como ele deve trabalhar a comunicação digital para criar ou manter relacionamento com os diversos públicos?

Carol Terra: Acredito que nós, profissionais de comunicação, não podemos negligenciar as tecnologias da comunicação e da informação que tanto afetam o mundo das comunicações, a sociedade e a Opinião Pública. Devemos entender esse novo contexto, analisá-lo e adaptá-lo à realidade da organização que participamos, traçando ações, planos, métricas a fim de interagir ou não neste ambiente. Sabemos que independente da organização estar ou não lá teremos consequências para as organizações e realizar essa análise é papel do profissional de comunicação, bem como efetivamente fazer algo a respeito.

Ser.RP - Como a Agência Ideal está encarando o desafio de aliar os trabalhos já desenvolvidos - como consultoria estratégica, comunicação interna, eventos, gestão de crises, entre outros - com a comunicação digital? Quais as soluções que estão sendo apresentadas para os clientes? Como tem sido a aceitação?

Carol Terra: Pautamo-nos pela comunicação integrada e a comunicação digital faz parte desse mix comunicacional. Nosso papel é fazer o cliente entender que não adianta descolar a estratégia de comunicação digital do restante da estratégia de comunicação. É importante que andem juntas, que expressem uma comunicação one voice e que tenhamos realmente uma política e uma estratégia de comunicação para ambas.

Ser.RP – Quando você escreveu o livro Blog Corporativo, em 2008, os blogs estavam em destaque no mundo digital. Hoje, como você avalia o papel do Blog na comunicação digital? Ele perdeu importância?

Carol Terra: Acredito que os blogs tenham amadurecido de uns anos para cá, além disso, ganharam apoios de peso como os microblogs e o comportamento mais sofisticado do usuário, que aprendeu a navegar e a interagir melhor na rede. Não acho que os blogs tenham perdido importância, acredito que houve uma seleção natural. Quem era extremamente relevante, se manteve e quem começou por modismo, acabou sendo levado pela “onda”.

Ser.RP – Muitos veículos, como jornais e revistas se sentiram ameaçados pelo blog, como o Estadão, que realizou uma campanha contra os blogueiros. Até certo ponto o raciocínio era válido uma vez que muitos copiavam o conteúdo e disponibilizavam nos blogs sem citar a fonte. Com crescimento das redes sociais, passamos da era do “CTRL C, CTRL V” para a era do compartilhamento de conteúdo. Isso foi a salvação dos veículos off-line? Passou a ser um incentivo para a produção de conteúdo próprio por parte dos blogueiros?

Carol Terra: Os veículos online estão se utilizando de plataformas de mídias sociais para pulverizar seu conteúdo e na minha opinião, isso vai ajudá-los a manter a audiência. Os veículos tradicionais precisam entender que as mídias sociais não são concorrentes, mas se bem utilizadas, complementares ao negócio.

Ser.RP - Os novos estudos da área de Relações Públicas pregam a aproximação da comunicação com os profissionais de administração. Há uma necessidade cada vez maior da comunicação fazer parte do planejamento estratégico da empresa. Como trabalhar essa questão com os clientes, principalmente com a alta administração?

Carol Terra: Sempre tivemos a missão de nos relacionarmos e conseguirmos apoio da alta administração e para isso, temos que falar a linguagem deles: os números. Temos a obrigação de mensurarmos, quantificarmos e qualificarmos as ações que fazemos. Só assim nos tornaremos relevantes e fundamentais para esse público. Por que o Marketing consegue mais destaque? Porque mensura, quantifica e calcula o ROI das campanhas que realiza.

Ser.RP - Para você, o processo de gestão organizacional emerge da comunicação ou a comunicação é ferramental para a administração?

Carol Terra: A comunicação permeia toda a organização. Tudo na organização é comunicação: sua identidade, seus relacionamentos, sua forma de tratar seus públicos. Por isso acredito que gestão organizacional e comunicação estão intimamente relacionadas.

Ser.RP – O Relações Públicas tem um papel importante na gestão de crises. As empresas estão preparadas para enfrentá-las? E os profissionais, estão capacitados?

Carol Terra: As empresas só estão preparadas para crises se têm um processo de prevenção e gestão sistematizado, do contrário vão sofrer com as intempéries de um problema de imagem, reputação, legitimação. Penso que os profissionais de RP são adequados na gestão e prevenção de crises, mas sempre temos que nos aprofundar naquilo que desejamos trabalhar e essa área não é diferente. Base teórica e ferramental técnico nós ao menos deveríamos ter absorvido na universidade.

Ser.RP - Empresas e até mesmo personalidades já se viram em crises iniciadas no mundo virtual e que acabaram desgastando a imagem delas. Muitas vezes a saída encontrada é por vias judiciais e, ao contrário do que queriam, geraram mais barulho. Como deve ser o planejamento para gerenciar estes tipos de crises e como medir os resultados alcançados?

Carol Terra: Para gerir reputações e carreiras de personalidades, é preciso desenharmos um plano de ações de comunicação estratégico para elas. É fundamental que as ações sejam programadas e no caso de uma crise, a solução será mais fácil, uma vez que já haverá uma ação de comunicação em funcionamento. A via judicial é sempre mais complicada, uma vez que às vezes chama mais a atenção do que uma negociação ou acordo entre as partes.

Ser.RP – Em relação ao tema da responsabilidade sócio-ambiental das empresas, elas têm cumprido com o dever de casa, ou o discurso ainda está longe da prática?

Carol Terra: Acredito que temos empresas de fato responsáveis neste quesito e aquelas que mais alardeiam o que fazem do que efetivamente fazem, mas penso que este assunto é um caminho irreversível. As organizações não poderão se dar ao luxo de não serem ambiental ou ecologicamente responsáveis. Quem quiser sobreviver ao mercado competitivo, terá que absorver esse tipo de demanda social.

Ser.RP – O Brasil é a bola da vez? Como a área da comunicação pode se aproveitar desse crescimento econômico brasileiro?

Carol Terra: A comunicação internacional e principalmente as relações internacionais ganham muito com essa visibilidade brasileira. Teremos que nos preparar para atender às demandas crescentes de organizações, governos e outras entidades estrangeiras que desejam investir no Brasil. Creio que se abre ainda mais esse campo de atuação para o profissional de comunicação. Também teremos que ser cada vez mais globais, mais internacionalizados e isso implica uma série de investimentos nas carreiras pessoais. Se somos RPs de uma grande companhia internacional, o conhecimento de línguas será fundamental. Quem pegar essa onda, vai se dar bem.

Ser.RP – Quais são os próximos passos da Carol Terra?

Carol Terra: Terminar o doutorado e lançar mais um livro (que pretensão!). Ah, queria ter mais tempo livre também...hehehe!

This entry was posted on segunda-feira, 25 de outubro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.