Dia Nacional da Leitura - Todo dia é dia de ler. Lê para mim!



Pelo segundo ano será realizada a campanha nacional de sensibilização para o Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro. Com o mote Todo dia é dia de ler. Lê para mim!, o Ecofuturo busca ampliar a rede de parceiros para aumentar as ações de leitura literária para crianças, até mesmo para os bebês. A novidade desta edição é o lançamento da Biblioteca Virtual Ecofuturo, espaço com diversos conteúdos que orientam a promoção de leitura, incluindo uma publicação inédita, com texto de autores renomados das diversas áreas do conhecimento, sobre a importância da literatura.

A campanha deste ano pretende atingir milhares de pessoas a partir de uma rede inicial de mais de 50 parceiros, que estão sendo convidados a participar da ampla divulgação e a desenvolverem ações de promoção de leitura, além de convidar a sociedade a conhecer, utilizar e até apoiar melhorias em bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.

O gosto pela leitura nasce no colo dos pais e se estende por toda a vida. Essa constatação vem de diversas pesquisas, como a Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, que aponta que 79% do público considerado leitor se refere à mãe ou ao pai como a pessoa que mais o influenciou a ler.

Fatos:

Ler em voz alta ajuda no desenvolvimento da linguagem falada e na aprendizagem da escrita;

Estimula a curiosidade e a criatividade, além de aproximar pais e filhos.

Ler é um hábito social.

Não nascemos leitores; nos tornamos leitores por convívio e por contato.

Em 2009, o primeiro ano da campanha de mobilização para o Dia Nacional da Leitura, cerca de 3 milhões de pessoas foram impactadas e a articulação intersetorial realizada pelo Ecofuturo resultou em eventos de leitura que envolveram 70 cidades em dez estados brasileiros.


This entry was posted on sábado, 9 de outubro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Dia Nacional da Leitura - Todo dia é dia de ler. Lê para mim!”

Anônimo disse...

ler é maravilhoso, infelizmente aprendi somente depois de véio :(
meus preferidos são os piscografados