O que o chinelo tem em comum com o pneu?



Algumas empresas já nascem com um diferencial, pelo menos é a visão que tenho em relação a elas. Como exemplo, gosto de acompanhar as ações desenvolvidas pela Goóc, que traz o conceito de pegada sustentável no conceito do produto (e de forma literal).

A produção de chinelos, por exemplo, é feita a partir dos chamados pneus inservíveis, os irmãos metralhas da natureza. Segundo nota do site Infomoney, “478.323 veículos foram emplacados em todo o Brasil, contra 482.366 de agosto. No acumulado do ano, contudo, foram emplacados 3,888 milhões de veículos, número 9,45% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (3,553 milhões). Até o fim deste ano, a Fenabrave espera emplacar 5,1 milhões de unidades, o que representa uma alta de 8,05% sobre o ano passado. Os emplacamentos de comerciais leves devem alcançar 3,2 milhões de unidades, um crescimento de 6,4%”.

Se a frota cresce diariamente, imagine o número de pneus? Uma moto leva dois, um carro, quatro... Após o uso, são descartados onde?

Segundo a Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis, foram coletados e destinados de forma ambientalmente correta 146.515 toneladas de pneus inservíveis no primeiro semestre de 2010, quantidade equivalente a 29,3 milhões de pneus de passeio.

Os pneus velhos representam um grande perigo: geram resíduos prejudiciais, demoram um longo tempo para se decompor (até 240 anos), são um dos focos do mosquito da dengue devido ao acúmulo de água; sem falar na combustão de pneus que é altamente tóxica.

Porém, você sabia que é possível transformar esse problema em moda? Aí é que entra a grande ‘sacada’ da Goóc: foi a primeira empresa a reciclar pneus para desenvolver calçados com design e já foram reciclados pela empresa cerca de 2,5 milhões de pneus inservíveis.

A matéria prima para a produção é fornecida por empresas de reciclagem de pneus dos estados do Mato Grosso e Paraná. A borracha do pneu inservível é transformada em blocos que contém o pó do pneu triturado, óleo estabilizador e óleo acelerador. Com a matéria prima em mãos, a Goóc utiliza o processo de vulcanização (calor + pressão) para formar as solas das Eco Sandals.

Para ter idéia da importância deste trabalho, se cada brasileiro – ao total 183,9 milhões de habitantes – adquirir um par de sandálias de pneu reciclado, teremos eliminado em dois anos cerca de 35 milhões de pneus - já que com cada pneu é possível fazer em média cinco sandálias.



Acho que vou trocar minhas Havaianas...




A imagem peguei aqui.

This entry was posted on terça-feira, 12 de outubro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.