Papel higiênico como objeto de decoração? Empresa tradicional portuguesa inova e cria um dos maiores cases de marketing#inovação @BlogSerRP

"Não use velhos mapas para descobrir novas terras". Esta é uma frase de Gill Giardeli (@gilgiardelli) que define muito bem a estratégia para se inovar. (Conheça o Blog Inovadores ESPM)


Às vezes tenho a impressão de que alguns segmentos nunca se inovarão. Pequenas mudanças acontecem, mas sem grandes impactos, quase imperceptíveis. Por exemplo, você já havia imaginado que tipo de inovação o segmento de papel higiênico poderia trazer? Que impacto essa mudança poderia causar no mercado?

Pois é, quando se pensa fora da famosa ‘caixinha’, pode-se fazer revoluções, alterar hábitos, assim como o fez o Walkman, o Iphone e outras tantas invenções. O que dizer da internet, então?

Voltando ao tema do papel higiênico, eu não vislumbrava grandes alterações na área. Coisas pequenas, talvez, como um desenho novo, um tipo de papel diferenciado, cheiro, sabor (por que não?, tem gosto para tudo!), textura, embalagem, e por aí vai.

Só que um português decidiu colocar o setor de pernas para o ar!

Uma das mais tradicionais empresas portuguesas de fabricação de papel de cozinha, higiênico, lenços e afins, a Renova, trouxe um novo conceito para o mercado: aliou criatividade, beleza e design a um produto que a gente (eu pelo menos) não prestava muito atenção. Claro que tomo alguns cuidados na hora de escolher, mas não perco muito tempo em frente à prateleira. A inovação virou um case de sucesso, sendo objeto de estudos nas principais escolas de marketing do mundo.

O que ela fez de tão interessante para se tornar uma das marcas mais conhecidas na Europa e exportar o tão cobiçado papel higiênico para países como Japão, EUA, França, entre tantos outros?

Durante uma viagem para Las Vegas, o presidente da empresa, Paulo Pereira da Silva, teve um daqueles insights ao admirar as luzes da cidade. Foi então que decidiu criar o papel higiênico em várias cores, com tonalidades fortes e diferenciadas e agregar muito valor ao produto ao inserir o conceito de design. A peça caiu no gosto de pessoas que gostam de decoração e virou objeto de desejo nos banheiros de muitas pessoas.

Recentemente saiu dos toaletes residenciais e ganhou destaque no banheiro do Museu do Louvre, em Paris, e foi alvo de matérias de grandes jornais pelo mundo como a TV Fox e o El País. O programa Mundo S.A. também deu destaque em sua programação.

Para comprar uma destas obras de arte, o consumidor terá que desembolsar cerca de 14 Euros, para adquirir um pacote com três rolos, embalados em uma caixa luxuosa na cor do papel, que pode ser preta, azul, vermelha, laranja, verde e rosa.

Vídeo Matéria Mundo S.A.



Imagens no Flicker


Interior Lifestyle Shangai 2008






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This entry was posted on domingo, 21 de novembro de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

3 Responses to “Papel higiênico como objeto de decoração? Empresa tradicional portuguesa inova e cria um dos maiores cases de marketing#inovação @BlogSerRP”

Rafael disse...

Muito esperto esse português!Principalmente no valor que conseguiu agregar apenas com corantes.
Mas isso é algo até muito velho!
Quem não lembra do nosso papel Primavera, que era rosa já na década de 40?
Era uma lixa de parede, mas era rosa.Nem sei se existe ainda.

DecoracaoDecoracao disse...

Pow, realmente achei interessante, mas não serve pra tudo, e outra, se for branco fica complicado, só colorido mesmo.

Decoracao de Coração

Ser.RP... disse...

Foi uma bela jogada, com certeza!