30 de Março de 2009 - O inglês Tim Berners-Lee, conhecido como o "Pai da Web" por ter, em 1989, inventado a world wide web - o "www" dos endereços da rede -, também é o pioneiro dos blogs. Segundo o estudo a "Blogosfera na América Latina", da The Jeffrey Group, ele publicou o primeiro weblog da rede em 1992, quando trabalhava no Laboratório Europeu de Partículas Físicas (CERN). Na ocasião, ninguém sabia - nem mesmo ele - como chamar a engenhoca que facilitaria a qualquer cidadão colocar na rede o que lhe desse na telha. Foi só em 1997 que John Berger cunhou o termo "weblog", abreviado dois anos mais tarde para "blog" por Peter Merholz. Naquela época, o mundo tinha apenas 23 blogs.
Aproximadamente uma década depois de o blog receber nome e sobrenome, sabe quantos representantes da espécie existem no planeta? Mais de 112,8 milhões, com uma média de 175 mil blogs criados por dia, conforme dados do Technoratti, portal especializado no tema, com dados de junho de 2008. A empresa indica que naquele período cerca de 1,6 milhão de posts - textos veiculados nos blogs - são publicados diariamente, a uma taxa impressionante de 18 por segundo! Na América Latina, havia em 2007 por volta de 9,1 milhões de blogueiros. Em dezembro do ano passado, 11,6 milhões de brasileiros acessaram blogs, ante os 9,5 milhões de dezembro de 2007, conforme dados do Ibope Nielsen Online.
A sopa de números quer dizer o seguinte: os blogs vieram para ficar. Mas isso parece não significar muita coisa para alguns, que insistem em relembrar- e com um pouco, mas apenas um pouco, de razão - a imensa oferta de bobagens presente na blogosfera. Um olhar mais aprofundado sobre esse universo, no entanto, mostrará que há blogs capazes de influenciar o voto dos eleitores, a opinião sobre empresas e apontar tendências de consumo e comportamento. E, no cibespaço, a blogosfera ostenta suas estrelas. São blogueiros que conquistaram a confiança de milhares - às vezes milhões - de leitores mundo afora.
O livro "Blogging Heroes", de Michael Banks, lançado no Brasil pela Digerati Books, nos traz a história de 30 blogueiros internacionais tidos como influentes e inovadores. Por meio de perfis e entrevistas, a obra mostra como eles se tornaram celebridades da rede e qual o segredo para fisgar os leitores na barafunda da web. Uma boa parte dos blogueiros é composta por especialistas de diferentes áreas profissionais.
Um dos campeões da rede é Dave Taylor, que nos anos 1980 trabalhou na HP e hoje é consultor de negócios para a web. Com mais de 20 obras publicadas, mantém três blogs, todos técnicos e ligados a negócios. Um deles, o AskDaveTaylor (http://www.askdavetaylor.com/), recebe mais de 1 milhão de visitantes por mês. "Um blog pode ajudar você a estabelecer uma voz e uma identidade em sua área de mercado e dar uma excelente saída em relação a aprender mais sobre o que torna seus clientes confiantes", diz.
O AuctionBytes (http://www.auctionbytes.com/), comandado por Ina Steiner, não fica atrás. Usado como referência por veículos como o The New York Times e o The Wall Street Journal, o blog é o espaço para comerciantes on-line buscarem informações sobre produtos e suporte para empreendimentos digitais. "Essa é uma ótima maneira de oferecer serviço aos seus clientes, fornecendo conteúdo de interesse deles", defende.
O blog mais popular do mundo, como um dia o chamou o Technoratti, também está lá. Pilotado por Mark Frauenfelder, ex-editor da revista Wired, o BoingBoing (http://www.boingboing.net/), discorre sobre temas que vão de curiosidades a "tecnologias emergentes". A correção de erros quase em tempo real é destacada por Frauenfelder. " (Isso aconteceu) quando postei que havia algo relacionado à Fox News (emissora) e as pessoas me mostraram que era com a NBC. Então, apenas entrei no Ecto e fiz aquela alteração, incluindo uma nota (que dizia): não, não era a Fox, era a NBC."
A essa altura, você, leitor, deve se perguntar: "E o Brasil? Tem estrelas na blogosfera?" É claro que tem. Mas isso é papo para outro artigo.
kicker: Mais populares do mundo podem superar 1 milhão de visitas por mês.
Fonte.
CLAYTON MELO* - Editor de Comunicação
E-mail: cmelo@gazetamercantil.com.br)
Postar um comentário