Ter, 24/03/09 por clemente | categoria 1
Aí está um bom tema para uma tese de mestrado de algum desses MBAs por aí… Ah esqueci:os “master in business administration” recebem título de “master” mas não fazem tese.É compreensível.Dá trabalho mesmo.Tem que ir para o campo coletar dados.Cruzá-los.Descobrir padrões.Verificá-los,e,aí sim,expô-los numa forma que qualquer um possa checar sem depender de quem disse.Se,como dizem,a metade do que se gasta em propaganda é supérfluo,como identificar a metade certa?A resposta vale ouro.
Al Ries talvez mereça muitas das críticas que recebedu, mas suspeito que valha a pena prestar atenção ao seu argumento central. Ele afirma que TODOS os grandes sucessos recentes de marketing foram construídos com pouca propaganda(quase nenhuma) e toneladas de RP.Pode ser exagero,mas,realmente-Google,e-Bay,Dell,Wal Mart,Starbucks,Palm, Prozac,Yahoo,Linux,Botox,The Body Shop,Viagra,Amazon,PlayStation,Red Bull,Harry Potter,You Tube,..- não dependeram de propaganda para se firmar.Certo,certo,um dos problemas aqui é que Ries não faz distinção entre produtos(Viagra)e conceitos de negócio(Dell),nem reconhece nuances entre as várias categorias que lista.Na pressa,enfia tudo no mesmo saco.
Mas,com toda imprecisão,no “atacado”o que Ries observa é detectável por qualquer um:ontem era impossível construir marca(em mercados de massa)sem propaganda,hoje se tornou freqüente.O que mudou? (continua).
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