São 259 ações de cultura beneficiadas nas áreas de teatro, cinema, artes visuais, dança e música
Lista pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br/patrocinios2010/
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 terá, pela primeira vez, abrangência nacional. Serão contemplados 259 projetos em 15 estados brasileiros. Entre as iniciativas selecionadas, há peças de teatro, mostras de cinema e artes visuais, longa-metragens, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio.
Os projetos foram avaliados por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais e terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas leis estaduais e municipais de incentivo à cultura. Entre outubro e novembro de 2009, foram inscritas 5.355 mil propostas dos diferentes estados da área de atuação da companhia.
Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro, organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social, será responsável pela gestão do Programa. Serão destinados recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura nos estados da área de atuação da empresa. “Pela primeira vez, o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados contemplará projetos em todas as regiões brasileiras”, diz José Augusto, presidente do Oi Futuro.
Apoiado em conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação, o programa considera fundamentais aspectos como a capacidade de geração de novas platéias, de renda, de criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas. “Dessa maneira, a Oi, como maior empresa de telecomunicações do país, reforça o compromisso com a valorização da cultura nacional”, afirma George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.
Também foram priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais, que têm desdobramentos sociais e que reúnem arte e tecnologia. “Houve um aumento de inscrições na categoria de Tecnologia e Novas Mídias, em projetos que representam uma nova forma de produzir cultura, como games e seriados para celular”, diz a diretora de Cultura do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves.
Postar um comentário