Oito de Março, Dia Internacional da Mulher




No dia oito de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que representa feitos que promoveram grandes mudanças na história da humanidade. A celebração origina-se na luta feminina por melhores condições de trabalho no século XX, que eram exploradas nas indústrias em condições insalubres e perigosas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou 1975 como o Ano Internacional da Mulher, durante a I Conferência Mundial sobre a Mulher, na Cidade do México. O dia oito de março foi instituído como o Dia Internacional da Mulher em 1977. Esta data foi escolhida em referência ao movimento de protesto realizado pelas operárias das fábricas têxtil em oito de março de 1857 na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.

Mais do que uma data, o Dia Internacional da Mulher é um marco para exaltar as conquistas sociais, políticas e econômicas daquele que por muito tempo foi considerado o sexo frágil. O início da luta empreendida pelas mulheres foi marcado pela reivindicação da diminuição da jornada de trabalho diária, o direito à licença maternidade e a busca pelo tratamento digno no ambiente de trabalho. No Brasil e no mundo, grandes conquistas foram alcançadas, como, em 1827, como o surgimento da primeira lei que permitia que as mulheres brasileiras frequentassem as escolas elementares e, em 1879, o direito de cursar a faculdade. Em 1928, as mulheres passaram a disputar oficialmente as provas olímpicas.

O direito ao voto das mulheres brasileiras veio em 1932 com a promulgação do novo Código Eleitoral durante o governo de Getúlio Vargas. No ano de 1945, a Carta das Nações Unidas, um documento internacional, reconheceu a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Seis anos depois, em 1951, a Organização Internacional do Trabalho aprovou a igualdade de remuneração entre homens e mulheres para a mesma função. Em 1985, foi criada a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher em São Paulo e em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha que versa sobre a violência contra a mulher.

Estes são apenas alguns exemplos das grandes conquistas empreendidas pelas mulheres e muitos outros ainda estão por vir. Cada vez mais as mulheres aumentam a participação no mercado de trabalho, conquistam a independência e modificam o mundo corporativo, disseminando valores mais femininos como o trabalho em equipe e a cooperação em detrimento da competição, a importância do respeito nos relacionamentos, a motivação e o diálogo no lugar do autoritarismo. No dia oito de março vamos celebrar séculos de conquistas empreendidas pelas mulheres e que o sentido desta data seja lembrado durante todos os dias do ano.


Juliano Melo.

This entry was posted on segunda-feira, 8 de março de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.