Sabedoria popular - post em rede



Passei minha infância ouvindo ditados populares. Quem é caipira sabe o reflexo que isso tem na vida da gente. Um apego danado a estas frases feitas que tão bem resumem a sabedoria do povo. Os gurus do marketing que me perdoem, mas acho que elas são imbatíveis e na maioria das vezes ajudam mais que os tantos manuais da vida empresarial que existem por aí.

Outro dia recebi, via email, uma consulta a respeito da pesquisa em comunicação corporativa. Foi quando resolvi misturar alhos com bugalhos e selecionar alguns ditados para esclarecer minha opinião.

3. Quem procura, acha.

Essa é a essência da pesquisa: ir atrás da informação, coletar dados, sistematiza-los para que sejam analisados. As técnicas de pesquisa permitem identificar uma variedade enorme de quesitos da comunicação, tais como: eficiência dos meios, grau de satisfação, avaliações comparativas temporais, grau de uso de serviços, potencial de implantação de programas, grau de interesse em participar de projeto. Isso só para citar alguns.

* este material foi escrito pela relações públicas Suzel Figueiredo, pesquisadora pós-graduada em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião/ESPM-SP e mestranda em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Ela é diretora da Ideafix Estudos Institucionais e coordenadora do Instituto Aberje de Pesquisas. Contatos pelo suzel.figueiredo@ideafix.com.br .

** esta é uma postagem em rede, então, pra continuar sua leitura, leia a quarta parte no blog Clube do RP ( http://clubedorp.blogspot.com/). Veja que este post tem o terceiro dito popular: o primeiro você encontra no blog O Cappuccino ( http://ocappuccino.blogspot.com/) e o segundo está no blog Gecorp ( http://gecorp.blogspot.com/).


This entry was posted on quinta-feira, 18 de março de 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Sabedoria popular - post em rede”

Ocappuccino.com disse...

Vindo da parte 2 e indo para a parte 4.

MATEUS