Pepsi e Coca-Cola deixam de anunciar para menores de 12 anos

Boa Tarde.

Assinei a pouco tempo uma newsletter de um portal de informações sobre comunicação, marketing e publicidade de portugal, segue abaixo uma reportagem retirada desta news.
Boa leitura.

A medida insere-se na luta contra a obesidade infantil e vai ser posta em prática, até ao final do ano, a todos os países onde as empresas estão presentes.

As duas maiores multinacionais de refrigerantes do mundo, Coca-Cola e PepsiCo, vão deixar de anunciar a menores de 12 anos até ao final do ano, depois de terem assinado na quarta-feira o novo código de marketing do International Council of Beverages Association (ICBA). Esta acção de auto-regulação será comunicada a todos os países onde as marcas estão presentes, inclusive Portugal, sendo que em jogo estão todas as acções publicitárias em televisão, rádio, imprensa, internet, mensagens escritas por telemóvel e cinema.

Tiago Lima, director de relações externas da Coca-Cola Portugal, diz que a marca «reconhece o papel dos pais como educadores e decisores da educação dos filhos» e que por isso não irá fazer marketing directo a menores de 12 anos.

«Toda a comunicação e publicidade da Coca-Cola vai ser revista até ao final do ano, apesar de há já algum anos que estamos desinvestir progressivamente neste target, o que se nota sobretudo em televisão», explica o responsável, não adiantando quando representa, em termos de investimento, este desinvestimento publicitário.

Em causa estão todos os refrigerantes as bebidas carbonatadas, cujos anúncios deixarão de ser exibidos a programas cuja audiência seja predominantemente menor que 12 anos. O que, no caso da Coca-Cola, e para além da marca homónima, vai ser expandido a bebidas como Fanta, Sprite ou Nestea.

«Qualquer programa cujo número de espectadores menores de 12 anos represente mais que 50% faz parte desta lista», explica Tiago Lima, que diz que também o marketing directo feito para este target no digital e na internet será posto de parte.

Para além da publicidade tradicional, também o product placement está em risco com esta esta medida, que se insere na luta global contra a obesidade infantil. Até ao final de 2009, por outro lado, o ICBA quer rever outras formas de marketing, como a política de patrocínios, presença nas escolas e promoções no ponto de venda.

«A nossa indústria reconheceu há bastante tempo o papel positivo que pode ter na promoção de estilos de vida mais saudáveis para consumidores de todas as idades, incluindo crianças, e esta política servirá apenas para fortalecer este papel», explicou Alain Beaumont, secretário-geral da União das Associações Europeias de Bebidas.

Isentos desta nova política de comunicação estão as águas, sumos e bebidas com base em lacticínios.

Link: http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=954791&div_id=3419

Postado por: Ramon Fernandes.

This entry was posted on sexta-feira, 23 de maio de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.