Wal-Mart Brasil e Coca-Cola inauguram programa de estação de reciclagem


O Wal-Mart, parceiro estratégico do Akatu, e a Coca-Cola, associado do Akatu na categoria benemérito, lançaram, por meio de seus institutos socioambientais, em São Paulo, um programa de coleta e reciclagem de resíduos. A denominada Estação de Reciclagem representa um novo modelo para a preservação do meio ambiente, com a associação entre uma empresa varejista e um de seus fornecedores, para promover a coleta e o correto processamento de resíduos sólidos. A iniciativa ajudará a aumentar a vida útil dos materiais coletados, levando-os de volta à cadeia de produção e, conseqüentemente contribuindo para reduzir os impactos ambientais causado pela extração de matérias-primas. Isto ocorre pelo fato de que, em geral, a produção da matéria prima a partir do material reciclado consume muito menos energia, água e matéria prima virgem do que a produção da mesma matéria prima diretamente a partir da natureza.

O projeto prevê a instalação de postos de coleta de metal, plástico, papel, vidro e óleo de cozinha em mais de 300 lojas da rede Wal-Mart em todo o Brasil até 2009. Esta parceria vai beneficiar diretamente 50 cooperativas e gerar renda para 2.500 catadores. O diferencial do programa é que, além da oportunidade de geração de renda, a Estação de Reciclagem vai oferecer capacitação profissional e treinamento às cooperativas, e promover melhorias em sua infra-estrutura de coleta e processamento de materiais.

O programa foi inaugurado no hipermercado Wal-Mart Supercenter Pacaembu, na região central de São Paulo, no mês de abril. Para garantir a infra-estrutura adequada, o Instituto Wal-Mart e o Instituto Coca-Cola Brasil fizeram um convênio com o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), uma entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.

Ao Cempre cabe diagnosticar a estrutura das cooperativas e recomendar as ações necessárias para garantir a eficiência e adequação das suas operações.

O Wal-Mart Brasil já implementa estações de reciclagem em suas lojas desde 2005, sempre com ações de apoio ao desenvolvimento das cooperativas parceiras. A Estação de Reciclagem é mais uma ferramenta à disposição do consumidor consciente para dar o encaminhamento correto aos resíduos e fazer com que sua decisão de descarte traga impactos positivos tanto do ponto de vista ambiental como também social. De acordo com o presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez, “mais do que reciclar o lixo, ao usar nossas estações, o cliente torna-se co-participante em uma ação de responsabilidade social, uma vez que a coleta do material é feita por catadores organizados em cooperativas que o Wal-Mart ajuda a desenvolver, permitindo que eles realizem seu trabalho de forma mais digna”.


Link: http://www.akatu.org.br/parceiros/acoes/2008-1/wal-mart-brasil-e-coca-cola-inauguram
-programa-de-estacao-de-reciclagem
Postado por: Ramon Fernandes

This entry was posted on quarta-feira, 28 de maio de 2008 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.