As Ouvidorias Virtuais em Instituições de Ensino Superior

Abaixo consta um breve resumo acerca do artigo "As ‘Ouvidorias’ virtuais em Instituições de Ensino Superior (IES)" apresentado no ABRAPCORP BH




por Diego Wander Silva


O artigo As ‘Ouvidorias’ virtuais em Instituições de Ensino Superior, correspondente ao GT 8: Pesquisa Experimental e Iniciação Científica, apresentou os resultados da pesquisa desenvolvida no ano de 2007, que contou com o apoio do Programa de Apoio à Integração entre Áreas (PRAIAS), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PRPPG/ PUCRS.

‘Ouvidorias’ virtuais, termo cunhado pela Prof.ª Dr. Cleusa Maria Andrade Scroferneker, compreendem as formas disponibilizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para interagir, virtualmente, com seus diversos segmentos de públicos, geralmente identificadas pelos termos ‘Fale Conosco’, ‘Ouvidoria’, ‘Contatos’, ‘Contato’, encontradas nos sites institucionais.

A pesquisa desenvolvida com 69 universidades constatou a inexistência de critérios em relação à nomenclatura, a inadequação dos serviços disponibilizados e o despreparo quanto aos recursos tecnológicos. Evidencia-se, assim, a falta de clareza das IES ao recorrerem a esse canal comunicacional, embora existam (poucas) universidades que estão buscando o aprimoramento de ferramentas e processos.

Autores
Diego Wander Silva (bolsista)
Prof.ª Dr. Cleusa Maria Andrade Scroferneker (orientadora)
Prof. Dr. Duncan Dubugras Alcoba Ruiz (orientador)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)




“Quanto ao Congresso, foi um momento de grande aprendizado, não somente por escutar autores que fornecem a base teórica de nosso estudo acadêmico e da própria pesquisa científica, mas também pelo convívio com estudantes de Relações Públicas de todo o país. Igualmente, salienta-se a oportunidade de discutir os projetos de iniciação científica desenvolvidos, o que serve como porta de entrada para futuros estudos”. (Diego Wander Silva)




postado por Robson

This entry was posted on sexta-feira, 2 de maio de 2008 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.