Inteligência Competitiva.

Boa noite a todos.

Tenho muita curiosidade por temas como Inteligência Competitiva e Gestão do conhecimento. Buscando na internet encontrei esta matéria novissima saida da Revista B2B. Tenho este interesse pois acredito muito na contribuição das Relações Públicas para estas estratégias, o que poderá tornar-se foco de meus estudos futuros para o mestrado.

Por Paula Pereira

Se você achava que Inteligência Competitiva (IC) era mais um lugar-comum no vocabulário de executivos de grandes companhias, descarte essa idéia. Micro e Pequenas Empresas (MPEs) estão descobrindo como unir forças e trabalhar em conjunto para potencializar a presença no mercado. Sim, o que até bem pouco tempo ficava restrito a corporações de maior porte, até pelas próprias limitações de custo e capacidade de implementação das pequenas, finalmente bate à porta.

Como? Uma das respostas vem do Sebrae. O órgão encontrou na gestão do conhecimento uma via interessante para estimular o crescimento das empresas menores. É o Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (SICS), um programa que consiste na formação de núcleos setoriais a partir dos quais as informações relevantes a cada atividade econômica são coletadas, filtradas, trabalhadas e disseminadas para as empresas que integram o sistema.

O intuito é promover uma rede de informação e colaboração estratégica que dê subsídios para a tomada de decisão das MPEs. “Qualquer contribuição que incorpore à gestão dos pequenos negócios é fundamental. Inteligência competitiva é estratégia empresarial que deve se reverter em ganho para as empresas. Ou seja, deve funcionar como um instrumento de antecipação de risco ou de oportunidade”, defende Paulo Alvim, gerente de inovação e tecnologia do Sebrae Nacional.

Em fase pré-operacional, o sistema agora aposta em projetos pilotos, começando pelos setores da apicultura e cosméticos. “Já estamos bem avançados e até o final do ano esperamos que os dois estejam em pleno funcionamento”, diz Alvim. Além deles, o segmento de couro e calçados e também de mármore e granito estão na fila para receber o apoio e investimento do Sebrae para estruturar seus respectivos SICS.

Além do pão de queijo

O SICS ainda é uma aposta que tenta ampliar para nível nacional algumas experiências em inteligência competitiva nas unidades estaduais do Sebrae, que inspiraram a criação do programa. Entre esses exemplos figura o da cadeia de petróleo e gás, em Minas Gerais. Pertencente à Redepetro do Estado de Minas, a Simper Parafusos, empresa familiar de Contagem com 23 funcionários, é um dos pequenos negócios que vêm conseguindo conquistar seu espaço graças a oportunidades geradas pela inteligência competitiva setorial.

Para ler mais: http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=10&id_
noticia=22475&pg=

Postado por: Ramon Fernandes.



This entry was posted on terça-feira, 20 de maio de 2008 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.