O sucesso do posicionamento é uma vontade de mover o negócio para não cair no habitual

Segue uma matéria retira do site da Revista Negócios da Comunicação. Esta matéria pontua a importância de se ter um foco bem definido para a eficácia das ações comunicacionais, neste caso o marketing. Poderemos verificar que os esforços para reforçar o share-of-mind, com dito no texto, podem ser o primeiro passo para trabalhos direcionados a criação de uma reputação positiva perante os públicos envolvidos, isto salienta a tão conhecida necessidade da comunicação integrada.

Boa Leitura a todos.


Um dos dilemas do marketing é procurar segmentos-chave sem estereotipar a imagem pública global de uma companhia. É nessa área em particular que a aproximação por estilo de vida é extremamente efetiva e importante. Suponha que um de seus consumidores seja brasileiro com idade acima de 55 anos. Você pode desenvolver um programa específico com os clubes independentes em que os sócios tenham ultrapassado a idade de 55 anos, ou pode optar por selecionar um porta-voz respeitado no grupo de pessoas de mesma faixa etária, que seja reconhecido por sua boa saúde, vitalidade e integridade.

Os custos dos meios de comunicação de massa que se estabelecem para as companhias são cada vez mais altos. As corporações se rebelam e procuram alternativas pelas quais possam maximizar os dólares de marketing. Para chegar a distritos eleitorais menores e focados, não faz nenhum sentido continuar gastando milhões de dólares em publicidade de televisão em cadeia. Suponha que uma companhia queira alcançar consumidores com idade acima de 55 anos.

Em lugar de gastar freqüentemente esses dólares de marketing escassos para desenvolver e arejar um comercial em televisão em cadeia nacional, que também atingiria tanto os consumidores desse segmento como também os não-clientes, a companhia pode anunciar em uma página indeterminada de uma revista ou jornal focando o leitor mais velho, patrocinar algum evento relativo a esses consumidores ou ser a anfitriã de um clube de dança dessa faixa etária. Considerando que os dólares não estão desperdiçados em não-clientes, é provável que o retorno do investimento seja muito alto ao se adotar a técnica de aproximação por estilo de vida.

No caso de famílias latinas, a igreja católica é um lugar de grande confiança, uma fonte de alimento espiritual e reunião social. Colocar um anúncio no boletim da igreja pode não custar mais que 10 reais por semana, contudo, esse boletim será lido ou distribuído em toda a igreja, o que freqüentemente corresponderá a 1.500 famílias. A idéia com essa estratégia é perpetuar, independentemente das possíveis mudanças do mercado, o share of mind (uma disposição favorável para o produto ou serviço) da companhia.

Quando as empresas começam a trabalhar com novos clientes, é necessário que os esforços de marketing sejam criteriosamente avaliados para que se possa, devidamente, atingir o público tão desejado. Seguem alguns questionamentos importantes: quanto um segmento em particular pode influenciar o sucesso de seu produto ou serviço? Seus esforços de marketing estão cobrindo todos os pontos-chave de seus segmentos?

O que é mais preocupante especificamente no seu segmento: o posicionamento da sua companhia a curto ou longo prazo? Há algum segmento a que você esteja disposto a renunciar em prol de seus concorrentes? Os concorrentes podem duplicar seus esforços em marketing? Você está atingindo seus consumidores-chave de um modo pessoal e efetivo? Sua mídia está focando seus consumidores de fato ou você está pagando e atingindo consumidores não-qualificados?

Um dos maiores problemas que enfrentamos com os clientes é o comodismo frente aos meios de comunicação tradicionais e a sua resistência às mudanças. Negócios realizados como sempre, o famoso "familiar", podem por um lado parecer confortáveis e seguros, mas por outro acabam por prejudicar a efetividade do marketing.

Link de acesso: http://portaldacomunicacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=20634

Postado por: Ramon Fernandes.


This entry was posted on terça-feira, 20 de maio de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.