Apresentações: o poder do “I”

Muito bom este post retirado do blog Marketaria. Para quem faz ou precisa fazer apresentações há várias dicas sobre o assunto. Boa leitura e boa apresentação.
"Existem seis princípios para boas apresentações. Todas envolvem um conceito simples que podemos chamar de “o poder do “I”. Ele inclui ideação, informação, influência, integridade, impacto e ignição. Você vai precisar de todos os seis para uma apresentação de sucesso.
IdeaçãoColoque na mesa algo criativo, grande ou pequeno. Seja atrevido. Seja corajoso. Seja inspirador através da ideação.
InformaçãoCriatividade é essencial em qualquer apresentação, mas a informação é ainda mais importante. Lembre-se: as pessoas estão alí investindo o precioso tempo delas para ouvir você. Faça o investimento delas valer a pena. Ensine a elas alguma coisa nova.
InfluênciaApresentações tem a ver com persuasão. De alguma maneira você está tentando “ganhar” sua audiênca. Talvez você esteja tentando fazer uma venda. Talvez você esteja captando investimentos. Ou até esteja em busca de votos. Em todos os casos você está tentando persuadir.
Liderança refere-se à sua habilidade de influenciar. E a influência pode ser obtida através de três simples princípios: visão, atitude e integridade:
- visão: você precisa planejar, prever e saber onde está indo. E a audiência precisa ter confiança sobre onde você a está levando.
- atitude: emoções podem produzir um enorme sucesso ou um grandioso fracasso. Escolha o comportamento na próxima vez que você estiver no podium.
- integridade: a persuasão se origina na confiança. Seja crível, ético e sempre demonstre simpatia e paciência.
Isso nos leva ao quarto “I” – integridade.
IntegridadeO volume de credibilidade que você puder criar em 15, 30, 60 ou 120 minutos vai ser o mais a mais importante contribuição ao sucesso da sua apresentação. Seja honesto. A audiência perceberá se você mentir.
ImpactoVocê precisa conduzir a audiência ao longo da apresentação repetindo os pontos principais. Isso gera impacto. Aumenta a retenção e ajuda a audiência a lembrar.
IgniçãoPassei muitos anos trabalhando na área de marketing e aprendi que nenhum anúncio vale alguma coisa se não chamar o consumidor à ação. A mesma regra se aplica quando você fala em público. Se você não inspirar nem desafiar a audiência a fazer alguma coisa, por que falar para ela? Você vai ter a oportunidae de mudar vidas. Portanto, desafie a audiência, motive-a. Diga às pessoas que façam algo com a nova informação que receberam de você".

Scott B. Schwertly é diretor da Ethos3.Tradução/adaptação e publicação autorizadas.
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Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on sexta-feira, 18 de janeiro de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.