O cúmulo da customização!!! Novamente novas tecnologias e criatividade incrementando negócios.



Imagine o fabricante do seu produto favorito produzindo para você uma edição exclusiva, cujo rótulo traz uma foto de algo extremamente significativo que você mesmo enviou a ele por e-mail. Entregue em sua casa depois de atravessar o mundo. Imaginou? Pois é, isso está acontecendo agora mesmo com os produtos da marca Jones Soda, um refrigerante "descolado", produzido no Canadá, e que representa hoje um dos produtos mais radicais em termos de customização.


A marca se notabilizou por ostentar desde seu início, em 99, imagens enviadas por seus consumidores nos rótulos de seus produtos. A idéia inovadora visava criar envolvimento com o público jovem como forma de chamar atenção, pois a empresa não tinha recursos para investir em propaganda ou divulgação. Transformou-se rapidamente numa febre de colecionadores que criaram sites na internet para trocar rótulos e informações.


Para muitos, ter seu próprio rótulo de Jones Soda e ver a imagem que enviou distribuída no mercado tornou-se um importante objetivo, e para aqueles que ansiavam por este dia, a empresa criou um novo produto. Por US$ 39,50 (mais o frete), ele recebe na sua casa uma caixa com 12 garrafas do seu refrigerante escolhido tendo no rótulo a imagem que enviou. Dá para homenagear pessoas, estampar o cachorrinho de estimação, a foto da namorada...


Percebendo a força da sua descoberta, a empresa fez da customização dos produtos sua marca registrada e a principal característica de sua personalidade. Abriu no site espaços cada vez maiores para a participação dos consumidores, para que se manifestassem expressando sua personalidade e seu modo de vida.


A empresa descobriu que pode estimular os pedidos de séries ainda mais exclusivas. Começou incentivando os noivos a produzirem rótulos com fotos de seu casamento para guardar de lembrança, depois empresas a produzirem imagens com sua marca e a última invenção foi enviar um grupo de fótógrafos para registrar a presença dos torcedores felizes nas arquibancadas em um grande jogo de futebol americano. Postadas no site, as imagens foram eternizadas ao lado do distintivo do time, nos rótulos de Jones Soda. Cada torcedor pode procurar sua foto e encomendar suas garrafas, dessa vez, com o preço promocional de US$ 29,50.


Graças às novas tecnologias de impressão digital com dados variáveis, combinadas ao e-commerce, ações como essas podem agora ser executadas de forma constante e com bastante eficácia. As embalagens estão ganhando uma nova função: a de ostentar mensagens exclusivas, produzidas pelos consumidores e tornando-se, assim, uma nova forma de expressão de sua personalidade. O exemplo da Jones Soda (http://www.jonessoda.com/) ilustra com muita clareza o novo universo que está se abrindo para a customização radical dos produtos.


Notícia publicada em http://portaldacomunicacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=20593 - Portal da Comunicação.
Postado por: Ramon Fernandes

This entry was posted on segunda-feira, 7 de janeiro de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

3 Responses to “O cúmulo da customização!!! Novamente novas tecnologias e criatividade incrementando negócios.”

comprar views no youtube disse...

adorei seu blog !

ganhar seguidores instagram disse...

muito legal, adorei o post!

comprar curtidas disse...

adorei o post,muito bom .. parabéns .. abraços ..