Uma análise superficial da divulgação do Mundo RP


Pessoal, para vocês que acompanham o nosso e outros blogs já devem ter lido sobre a web 2.0. Quem ainda não conhece ou gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto, digite web 2.0 no nosso sistema de busca, e selecione para buscar no ser.RP. Vocês encontrarão artigos e um vídeo explicando como funciona esse conceito.

Trago hoje, um caso prático da utilização da web 2.0 e que merece uma melhor análise, até pelo próprio autor, o Rodrigo Cogo. Ele, através principalmente da utilização dos blogs, e de técnicas de relações públicas, realizou a bem sucedida campanha de divulgação do novo site do Mundo RP.

Dez dos principais blogs de comunicação participaram da campanha. Não foi possível somar o número de internautas atingidos, pois nem todos os blogs têm contadores de acessos, mas dá para se ter uma idéia. Somente o Ser.RP totaliza 2.226 acessos desde a sua criação. Temos disponibilizados links de acesso de outros blogs e sites, formando uma verdadeira rede social virtual. Cada um destes blogs e sites tem um número considerável de acessos, e muitos deles também disponibilizam o link do Ser.RP. Essa foi a estratégia do Rodrigo, ou seja, a utilização de novas mídias que atingem um grande número de internautas e que são líderes de opinião e técnicas de relações públicas, para conseguir a adesão dos blogueiros.

Destaco essa ação do Rodrigo por sua importância. Poucas empresas despertaram para o poder das novas mídias e não delegam à elas a real importância.
Da mesma forma que essa campanha foi positiva, podemos ter campanhas negativas. Imagine um blogueiro, que faz parte de uma grande comunidade de blogs, “malhando” determinada empresa. Essa mensagem se espalhará rapidamente entre os outros membros da comunidade.
A imagem dessa empresa sofrerá grandes golpes e consequentemente poderá ter reflexos no faturamento.
É preciso investir muito ainda nessas novas mídias, que parecem não ter limites para sua utilização.
Parabéns Rodrigo pelo trabalho.

Clique aqui e acesse o clipping digital sobre a campanha.

Postado por Juliano Melo.



Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quinta-feira, 3 de janeiro de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Uma análise superficial da divulgação do Mundo RP”

Rodrigo Cogo disse...

Sendo "alvo" do post, mais do que nunca vou participar com comentário: sim, não há dúvida que existem canais / pessoas que são balizadores de opiniões, por variados motivos. E invariavelmente estes canais são os mais lidos e mais repercutidos, tornando-se ponto preferencial de abordagem para divulgação - no caso do Mundo-RP, basicamente online. E assim foi feito e o resultado fala por si só. De outro lado, como diz no linkhttp://www.fontedecomunicacao.com/index.php?op=8&id=129 , é preciso também ter conteúdo e relevância, porque do contrário a estratégia divulgadora se perde, não tem consistëncia. Enfim, estamos todos engatinhando neste campo, mas vamos aprendendo juntos.