Ser.RP


Recentemente encontrei um blog sobre marketing muito interessante, o ComGurus. A equipe é formada por veteranos na área de publicidade, que expressam suas opiniões por meio do blog.


Segundo as próprias palavras do grupo, a definição do nome:


"O nome ComGurus foi criado com a combinação das palavras “com” (comunicação) e “gurus”. Aliás, essa estória de “gurus” não é pretensão ou arrogância. Os amigos, colegas e alunos é que gentilmente sempre se referiram assim a nós".


Entrei em contato com o pessoal, informando sobre o nosso blog. E, hoje, recebi uma mensagem por e-mail sobre o post que fizeram sobre nós, trazendo uma importante e, já, bem discutida pelos relações públicas, análise sobre a profissão que exercemos e que muitos irão exercer.


Segue abaixo o post na íntegra. Não esqueçam de comentar.


Nossos sinceros agradecimentos ao pessoal do ComGurus pela divulgação do blog e pelo apoio às Relações Públicas.




Juliano Melo, Ramon Fernandes e Robson Turcato, todos formados em relações públicas pela Universidade Estadual de Londrina, publicam um interessante blog sobre RP. E lá está o que é “ser RP”: “é pensar e expressar a comunicação estrategicamente. É utilizar a comunicação de forma planejada em prol do desenvolvimento organizacional e coerente aos objetivos e do bem estar dos seus públicos. É disponibilizar meios, redes e efetivar fluxos comunicacionais. É mudar comportamentos.”
Boa definição de uma profissão absolutamente estratégica e ainda tão pouco compreendida por empresários e mesmo pelas tribos da comunicação. Aliás, os próprios RPs têm culpa no cartório porque nunca se mobilizaram efetivamente para garantir seus espaços no mercado, um deles abocanhado pelas assessorias de imprensa. Os relações públicas têm uma das melhores regulamentações profissionais, conselhos regionais e conselho federal, mas acho que toda essa “proteção legal” acomodou a turma. Outra coisa que ainda não consegui digerir bem é essa história de “comunicação empresarial ou corporativa”, que, aparentemente, foi inventada para tentar modificar a equivocada percepção sobre a atividade. Uma pena. Nos outros países usa-se sem medo e sem vergonha a denominação Relações Públicas. Tomara que as novas gerações de profissionais saiam à luta para mudar esse cenário. Contem conosco.
Deixe seu comentário!!
Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on sábado, 19 de janeiro de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.