PR 2.0: Por que as Relações Públicas precisam mudar


"Estabelecer uma comunicação estratégica depende não só das agências, mas também do cliente, sobretudo na Internet.
Recentemente, vários banbanbans da Web nos Estados Unidos resolveram discutir por que as Relações Públicas não funcionam. A polêmica começou com Guy Kawasaki, presidente de uma empresa de capital de risco e blogueiro renomado. Infelizmente, várias das razões apontadas se aplicam ao nosso mercado e, feito o diagnóstico, empresas e agências precisam encarar as mudanças necessárias, principalmente com esse “novo” boom da Internet.
Há vários motivos que fazem as Relações Públicas serem pouquíssimo compreendidas pelo mundo corporativo ou meramente percebidas como assessoria de imprensa. Empresas costumam confundir RP com publicidade e poucas entendem que uma boa estratégia de comunicação depende de relacionamento, de plantar sementes e estabelecer um “ganha-ganha” para repórter e cliente. Raras são as companhias que alimentam suas agências com briefings cuidadosos, respeitam um cronograma de lançamentos e ações ou investem em atividades de exposição a médio e longo prazo. A maioria acha que RP é algo instantâneo, com prazo de validade, e dá prioridade apenas às mídias tradicionais, limitando o trabalho de comunicação a uma produção em massa de notas e press releases.
Por outro lado, nós, profissionais de RP, também pecamos. Não nos esforçamos para de fato entender as necessidades de negócios do cliente. Portanto, fazemos medições falhas e quase nunca conseguimos apresentar o ganho – ainda que essa avaliação seja subjetiva – de uma determinada atividade desenvolvida.
Quando a gente consegue convencer a companhia a investir numa ação, quase sempre é porque tivemos que prometer mais do que realmente é possível entregar. No caso de novas mídias, então, os enganos são inúmeros. Vários blogs corporativos são criados sem estratégia e passam meses sem nenhum comentário, em nenhum post. Atualmente a moda é o Second Life. Mas será que toda empresa precisa estar ali? Ou estamos apenas seguindo a onda sem saber nadar?"



Post retirado do site da Edelman. Clique aqui para ler o texto completo.



Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on segunda-feira, 7 de janeiro de 2008 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.