Dica de blog...


Este blog é o GECORP. Mantido pelo Fábio Albuquerque da João Pessoa, Paraíba, Brazil. Formado em Relações Públicas, especialista em Estratégia Empresarial. Coordena a área de Comunicação e Marketing da TV Tambaú, afiliada do SBT, e da rádio Tambaú FM. É mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPB, linha de pesquisa em Marketing.




Seu último posto foi uma entrevista concedida por Philip Kotler HSM MANAGEMENT. Abaixo trechos da entrevista.


Começando pelo começo: qual é a diferença entre uma marca e um nome comercial?

Uma marca é um nome. Quando uma marca é forte, no entanto, nos faz pensar em mais coisas do que apenas em um nome. Podemos fazer um teste perguntando às pessoas o que lhes vem à mente ao ouvir a menção de uma marca. Se disserem "só o nome, mais nada", então não se trata de marca forte. Uma marca sólida traz muitas e muitas coisas à memória.


O que uma marca forte nos faz pensar, por exemplo?

A marca deve suscitar algo sobre a personalidade das pessoas que fundaram a empresa, o que ela faz de bom, seus representantes, a qualidade, o serviço, a afabilidade, o lugar de origem e assim por diante. Os fundadores da empresa de sorvetes norte-americana Ben & Jerry gastam 7% de seu faturamento com obras de caridade e, quando eu compro um sorvete deles, o que me vem com mais força à mente é: meu dinheiro vai para uma boa causa. O mesmo acontece com o tempero pronto para saladas do ator Paul Newman, cujas vendas também sustentam casas de caridade - além disso, podemos pensar no próprio Newman e nos filmes que ele fez. Há ainda marcas que praticamente se apropriaram de algumas palavras. Por exemplo, "segurança" já é uma palavra que pertence à Volvo; e "entrega 24-horas" é da Federal Express. E se digo McDonald's, trago à mente aqueles dois arcos dourados do "M", o Big Mac (e a musiquinha "dois hambúrgueres, alface etc."), qualidade, limpeza, rapidez.


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Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on segunda-feira, 21 de janeiro de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.