Comunicação institucional é necessidade, mas não vende


Antonio De Salvo



"Algumas empresas (não poucas) relacionam o serviço de assessoria de imprensa ao aumento das vendas. Isso pode acontecer, embora seja infundado tratar a questão como regra. Por meio de relacionamento com os jornalistas e envio de sugestões de pautas as agências de comunicação podem conseguir espaço na mídia para produtos e serviços de seus clientes, mas isso, por si só, não eleva os seus volumes de negócios, pois as companhias não atingem todos os públicos de interesse. A imprensa deve ser tida como um público e não um meio e, por isso, é enganosa a idéia de concebê-la como capaz de atingir a todos. Mas os clientes não são os únicos a ceder à tentação de acreditar que a assessoria de imprensa é capaz de alavancar as vendas. Algumas agências chegam a estimular essa idéia na tentativa de captar clientes. Recentemente, recebi um e-mail de um curso, ministrado por uma diretora de agência de comunicação, sobre como os executivos podem usar a imprensa para elevar volume de negócios e fortalecer marcas, com um programa que discorre sobre casos de grandes companhias cujas marcas se tornaram sinônimos dos produtos ou serviços que comercializam. Trata-se de um argumento polêmico, embora possa funcionar como “canto da sereia” ao trabalhar a idéia de que a assessoria de imprensa funciona como “publicidade gratuita”."




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Postado por Juliano Melo.

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