Médicos e jornalistas debatem “Comunicação e Saúde” em Fórum Permanente a partir de 16 de setembro, em São Paulo

O evento terá participação dos jornalistas Gilberto Dimenstein, Aureliano Biancarelli, Claudia Collucci e Maurício Tuffani. A organização é da Faculdade de Medicina da USP, Disciplina de Telemedicina, Instituto do Câncer de São Paulo e Centro de Estudos Rafael de Barros do Instituto de Radiologia do HCFMUSP


A relação entre a mídia e a área da saúde se intensificou nos últimos anos, quando os veículos de comunicação passaram a dar mais espaço e destaque para temas relacionados à qualidade de vida. O interesse do público por esse tipo de informação gerou novas perspectivas de atuação para os jornalistas que trabalham em redações e em assessorias de imprensa. Por outro lado, exigiu do profissional de comunicação maior preparo e domínio do tema para garantir a qualidade da informação. Visando estimular o debate sobre comunicação e saúde, será realizado em São Paulo, a partir de 16 de setembro, o Fórum Permanente de Educação em Saúde para Profissionais de Comunicação, que reunirá médicos e profissionais de comunicação em atividades modulares mensais para a troca de conhecimentos e informações.


O Fórum Permanente terá cursos, debates e palestras, que acontecerão no auditório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira” (ICESP), à av. Doutor Arnaldo, 251, 6º andar. A iniciativa é da Faculdade de Medicina da USP em conjunto com a Disciplina de Telemedicina da FMUSP, ICESP e Centro de Estudos Rafael de Barros do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. As vagas são limitadas. Os profissionais de comunicação poderão se inscrever apenas nos módulos de seu interesse ou optar por participar de todas as atividades, com um custo reduzido. Os participantes receberão certificados. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pela internet (http://www.jornalismoemsaude.com.br/), pelo telefone (11) 3893-2015, ou pelo e-mail info@jornalismoemsaude.com.br.


"A comunicação correta e eficaz de temas de saúde é um desafio permanente, não apenas para profissionais da área da saúde, mas também para os comunicadores, que levam informação aos mais variados públicos. Qualificá-los para a divulgação desses temas é mais uma forma de aumentar o conhecimento da população" afirma Giovanni Guido Cerri, diretor geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Para o professor associado de Telemedicina da FMUSP, Chao Lung Wen, “a Telemedicina e Telessaúde podem gerar, com a participação dos profissionais de comunicação, a reengenharia da saúde, por meio da colaboração de excelências e da construção da educação social em saúde".


Em 2008, o Fórum terá dois programas, contendo três atividades cada. O programa Atualização em Temas de Saúde é composto por aulas proferidas por médicos e especialistas do Instituto do Câncer e da Faculdade de Medicina da USP sobre alguns dos tópicos mais relevantes em saúde. O tema de abertura, nos dias 16 e 18 de setembro, será “Tratamento do Câncer: Mitos e Verdades”, com conferência do diretor clínico do ICESP, Prof. Dr. Paulo Hoff. Em outubro e novembro, os assuntos escolhidos são “Formação do Sistema Público de Saúde Brasileiro” e “Dengue e Malária – Dificuldades para o Controle”, respectivamente. Cada módulo tem duração de 6 horas, divididas em dois dias (terças e quintas, das 19h às 22h). O valor do investimento em cada um é de R$ 70. Quem se inscrever para os três módulos pagará R$ 180.


Já o programa A Mídia em Questão terá a finalidade de discutir o noticiário sobre saúde na ótica de jornalistas e médicos. O debate será realizado com base em reportagens, que serão analisadas por jornalistas e médicos convidados. Dia 27 de setembro, o programa estréia com o módulo “Saúde e Jornalismo Comunitário”, com a participação do jornalista Gilberto Dimenstein (Folha de S. Paulo e CBN). Em outubro, o tema será “Câncer Infantil”, com a presença do jornalista Aureliano Biancarelli (autor do livro “Saúde em Campo Aberto”), e em novembro o debate abordará “Fertilidade”, com a jornalista Claudia Collucci (Folha de S. Paulo). A duração será de três horas, aos sábados, das 9h às 12h. Esta atividade é gratuita.


Outro destaque do Fórum Permanente é o debate especial sobre “A Medicina e o Jornalismo na Rede de Educação em Saúde”, que acontece no dia 18 de outubro, Dia do Médico. Os jornalistas que participarem do evento e se cadastrarem no fórum do site http://www.jornalismoemsaude.com.br/ receberão um kit do Homem Virtual (http://www.projetohomemvirtual.org.br/) . Já, em 2009, será oferecido o I Curso de Aperfeiçoamento em Saúde para Profissionais de Comunicação. Também serão iniciadas as atividades de ensino a distância com a utilização de tecnologias de interação online. O programa completo do Fórum Permanente de Educação em Saúde para Profissionais de Comunicação está no site http://www.jornalismoemsaude.com.br/ .


A coordenação do Fórum é do Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, titular de Radiologia da FMUSP e diretor geral do ICESP, do Prof. Dr. Chao Lung Wen, professor associado de Telemedicina da FMUSP, e da jornalista Ligia Maria Trigo-de-Souza, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e assessora de comunicação da FMUSP. A secretaria executiva é das jornalistas Vanessa Haddad e Renata de Gáspari Valdejão (Disciplina de Telemedicina da FMUSP) e de Fausto Shiraiwa (Relações Institucionais do ICESP).


Mais informações:
Assessoria de Imprensa da FMUSP
Serrano & Associados
Cacilda Luna
Tel.: (11) 3078-2356
E-mail: cacilda.luna@serranoassociados.com.br


Estratégia de Comunicação da Disciplina de Telemedicina da FMUSP
Vanessa Haddad, Renata Valdejão, Erica Franco e Vanessa Portes
Tel.: (11) 3085-4173
E-mail: vanessa@telemedicina.fm.usp.br
renata.gaspari@telemedicina.fm.usp.br
erica.franco@telemedicina.fm.usp.br
vanessaportes@telemedicina.fm.usp.br

This entry was posted on quarta-feira, 3 de setembro de 2008. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.