Só mesmo com criatividade para acompanhar os avanços tecnológicos





Por Herman Dicker

Desde os primórdios, o homem vem se aprimorando por conta das tecnologias. Essa palavra que, hoje, costumamos associar ao uso de instrumentos da área de informática, tem um significado muito mais amplo do que é usual. Oriunda do grego, onde technos significa habilidade ou processo para se fazer algo e logia, a compreensão sistemática disso, temos que a tecnologia é antes de mais nada, uma forma especial de conhecimento, um processo já compreendido.

A partir do momento em que o homem desenhou uma atividade humana na parede das cavernas, existiu ali, uma impressão e uma nova habilidade: a do registro. Tudo que imprimimos, seja uma carta, um livro ou um rabisco, faz parte da nossa habilidade de transmitir nosso conhecimento para outra pessoa.

Nesse sentido, no último século, inúmeros avanços possibilitaram que a impressão, algo indispensável em nosso cotidiano, pudesse ser mais ágil e a favor do usuário daquele conhecimento. Tomemos por exemplo a máquina fotocopiadora, mais conhecida por Xerox. Quantos de nós não precisamos dela constantemente? Uma máquina fotográfica, quem viaja sem uma? Impressoras de computador, quem não as usam quase que diariamente?

Novos equipamentos surgem a todo momento e é cada vez mais notório a rapidez com que as mudanças tecnológicas acontecem. Pegaremos como exemplo as máquinas mencionadas logo acima. Para que as impressoras digitais chegassem a fazer o que fazem hoje, muitas mudanças e aperfeiçoamentos foram feitos. Tudo começou nos anos 50, quando os primeiros computadores e impressoras apareceram. Para ter uma idéia, as impressões eram feitas através do impacto, algo bem semelhante ao que fazia as extintas máquinas de escrever.

Hoje, a impressora não é só um simples equipamento tecnológico. Ela virou alvo de acertos comerciais. Atualmente, é possível que os consumidores não paguem mais por ela, mas se comprometem em utilizar uma quantidade de impressões ao mês. Esse tipo de acordo é chamado de outsourcing, que, genericamente, pode ser definido como terceirização de serviços, algo que há muito tem sido utilizado por grandes corporações a fim de obter maior produtividade e margem de lucros.

As máquinas fotográficas digitais estão aí para provar as facilidades que todos esses avanços tecnológicos nos trazem. Ao invés de levar o filme fotográfico para revelar e ter que esperar um tempo considerável por isso, hoje as fotos são reveladas na mesma hora. Você escolhe as fotos que deseja na tela do computador e em um pequeno prazo de tempo, elas já saem reveladas e com alta qualidade e nitidez.

A cada dia, novos modelos, técnicas e tendências surgem para concorrer no segmento de impressões digitais. Com os avanços tecnológicos, o mercado, em geral, está cada vez mais exigente e ágil. Por conta de tudo isso, a criatividade e a inovação são fatores-chave para trilhar um caminho de sucesso e, por que não, de sobrevivência. Sem essas duas qualidades, em tempos de banda larga e internet, quem não voar rumo aos avanços, perderá a vez. Pesquisar novos materiais, criar soluções e inovar para conquistar os diversos públicos, são ações indispensáveis nesse cenário de mudanças tão rápidas. Do jeito que caminham as impressões, as próximas máquinas só faltam trabalhar por telepatia. O que não seria nada mal, seria?


Herman Dicker
Diretor Executivo da Personal Press, empresa pioneira e líder em soluções de Mídia Instantânea no Brasil e vencedora do Prêmio Caio 2007 em Melhor Solução Fotográfica para Eventos. Com o conceito de gráfica e editoração móvel, a empresa imprime, em tempo real e no local do evento, edições de jornais, revistas e lembranças fotográficas que são entregues aos convidados durante o acontecimento. Para mais informações, visite o site www.personalpress.com.br ou agende uma visita ao show room, pelo telefone: 11- 3849-7091.


Informações para a imprensa
SOMA Agência de Comunicação Sustentável
55-11-3013-3432 / http://www.somaagencia.com.br/

Ana Lúcia Berndt
analucia@somaagencia.com.br / 55-11-8174-7112

Vinicius Gonçalves
vinicius@somaagencia.com.br / 55-11-9114-8662

This entry was posted on sexta-feira, 5 de setembro de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.