Pesquisa revela uso de tecnologia por crianças


Canal infantil se debruça sobre os chamados “multitarefa”, e descobre que 73% dos meninos e meninas entre sete e 15 anos têm o hábito de combinar o uso de diversas tecnologias



Investigar o consumo de tecnologia e aparelhos eletrônicos pelas crianças. Este foi o foco da edição 2008 da pesquisa KIDS EXPERTS, realizada pelo canal de TV por assinatura Cartoon Network todos os anos para estudar a fundo o comportamento infantil. A idéia do estudo é entender como os pequenos “nativos digitais” consomem diferentes meios enquanto fontes de informação e ferramentas de entretenimento, desvendando seu lado multitarefa – o hábito que as crianças têm de utilizar mais de uma ferramenta e executar mais de uma atividade ao mesmo tempo.



O resultado do KIDS EXPERTS 2008 indica que a multitarefa é uma realidade incontestável na vida da criança, mas, apesar da presença clara nas situações cotidianas, a inserção nesse universo é gradual. Crianças até os nove anos ainda não usam várias ferramentas ao mesmo tempo, mas adquirem essa habilidade com uma enorme rapidez. Aos 14 anos, eles estão aptos a interagir com todos os meios de forma ativa e auto-suficiente.



De acordo com a pesquisa, crianças entre seis e oito anos usam a tecnologia de forma mais passiva, com foco no entretenimento, fazendo atividades que não exijam a divisão da atenção; entre nove e 11 anos começa a existir maior interação, com busca também por informação – é quando acontece o pico da utilização dos videogames pelos meninos; a partir dos 12 anos, a comunicação também passa a ser elemento primordial, com a criança dominando totalmente as ferramentas. Nesta fase, elas conseguem executar até oito combinações diferentes entre tecnologias.



A TV é o primeiro aparelho com o qual as crianças têm contato e está presente durante toda a infância, mas a música em aparelhos como rádio e MP3 players surge logo depois e ocupa espaço permanente; o computador cresce em influência a partir dos nove anos e se transforma justamente no equipamento mais usado em combinação com outros, registrando presença em 57,5% das combinações entre meios; o celular é o equipamento que tarda mais a ser incorporado, já que seu uso regular aparece entre os nove ou dez anos.



Além disso, a pesquisa KIDS EXPERTS permite visualizar uma clara diferença de hábitos entre meninos e meninas. Além de serem nitidamente mais multitarefa do que os garotos – 79% delas declararam fazer alguma outra coisa ao mesmo tempo em que acessam um site, contra 70% deles – elas fazem uso da tecnologia com mais foco em comunicação, enquanto os meninos preferem o entretenimento.



Mais de 70% das meninas pesquisadas usam programas de comunicação instantânea, sendo que 46% das meninas usam o MSN todos os dias e 22% passam de uma a duas horas conversando por meio do software; nas comunidades online, as meninas também dominam: 66% delas são membros, mantendo uma média de 80 contatos; nas redes sociais, as crianças têm em média 23 amigos que não moram na mesma cidade, sendo que 73% diz que em suas listas de amigos têm mais pessoas que conhecem pessoalmente.



A pesquisa também detectou que 23% das meninas têm blog, fotolog ou videolog; 75% dos meninos têm videogame, sendo que o Playstation é o console favorito.Os games multiplayer online também são uma febre, já que 65% dos meninos confessaram ter experimentado esta modalidade pelo menos uma vez. Em comum, meninos e meninas entram em contato com o mundo digital cedo: 77% das crianças entre sete e nove anos entraram pela primeira vez em um site de comunidade online quando tinham entre cinco e oito anos de idade.

This entry was posted on sexta-feira, 12 de setembro de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.