Vejo tantos RPs reclamando sobre o mercado e tudo mais, vejam como é o ponto de vista sobre o mercado de comunicação pela ótica "dos administradores". Matéria retirada do site Administradores.com.br com um parecer sobre o mercado de Com. Corp. no país.
Com a informação mais acessível a todos, o sucesso de muitas empresas vêm se atrelando a comunicação. Não apenas na publicidade, mas também a tudo que se refere a relacionamentos, sejam com fornecedores, com colaboradores ou comunidades. A abertura da economia e legislação nas áreas do consumidor e ambiental têm exigido das empresas uma mudança de perfil no sentido do tratamento da comunicação. Quando o mercado muda, passa a exigir um profissional preparado para atender suas demandas. Por isso, a Comunicação Empresarial ou Coorporativa se apresenta como um novo e promissor segmento de carreira.
Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) comprovam a expansão do mercado. Atualmente, existem cerca de 1.200 agências operando no país, com 13 mil profissionais. O mercado na Região Nordeste é um dos que mais cresce, com cerca de 150 empresas, sendo a maioria concentrada em Pernambuco e na Bahia. A expectativa é de que, em cinco anos, o número de especialistas em Comunicação Corporativa chegue a quase 20 mil.
Apesar de promissor, de acordo com o secretário-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho, faltam profissionais qualificados. "Hoje, para cuidar da comunicação de uma empresa não basta escrever um bom release, é preciso planejar todo o processo, ter conhecimento em gestão de negócios", detalha. Isso porque este profissional cuida da imagem da empresa, dos seus executivos, da comunicação com os funcionários e com a sociedade (público, mídia).
Outra questão destacada por Carvalho é a postura das empresas nacionais quanto à importância da comunicação. "Para as de médio porte, por exemplo, a comunicação se resume a publicidade. Os gestores têm que entender o que a Comunicação Corporativa oferece", completou, lembrando ainda que, no caso das multinacionais, as políticas de comunicação são bem definidas. "Embora as estabelecidas no país, nem sempre tinham a prática alinhada com a matriz." A comunicação interna, um dos segmentos que mais cresce, comprometendo 9% do faturamento das empresas, é mais um indicador dessas mudanças. "O mercado da Comunicação Corporativa é excelente, com muitas possibilidades e oportunidades."
Embora comunicadores (jornalistas, publicitários) e relações públicas ocupem a maior fatia do mercado e, junto com os administradores, exerçam a maior procura pela especialização, qualquer profissional com interesse no assunto pode aproveitar a oportunidade. "É uma área muita aberta, uma atividade rica que não merece uma reserva de mercado", concluiu o secretário-executivo da Abracom.
Fonte: http://www.administradores.com.br
Algumas questões sobre a área em destaque:
1) Porque separar comunicadores (jornalistas e publicitários) de Relações Públicas??
Será que, por um ponto-de-vista externo, fica claro que as relações públicas não são necessáriamente uma área da comunicação..........Eu sou da opinião de que colocar as Relações Públicas como área da comunicação social reduz bastante outras funções que não são enquadradas como comunicação. Eu prefiro e concordo com o posicionamento das RPs em ciências sociais, pois assim poderíamos visualizar de forma mais clara todas as nossas contribuições e ferramentas que as RPs tem.
2) Concordo sim que o profissional de comunicação corportativa tenha de ter bastante conhecimento de gestão corporativa (isto reforça ainda mais o posicionamento que as RPs são Ciências Sociais), porém acredito ser questionável o posicionamento de que a area não mereça uma reserva de mercado. E tem outra, para exercer com excelência a comunicação corporativa, não sei se com uma especialização o profissional pode se considerar capacitado para tanto.
Uma questão que merece muita discussão!!!
Sucesso é igual a uma boa comunicação
This entry was posted on terça-feira, 16 de setembro de 2008 and is filed under administradores.com.br; comunicação corporativa; administração; relações públicas. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
Postar um comentário