Entrevista concedida pela diretora de RH da Renner, Clarice Martins Costa, ao site Empreendedor.
A diretora de RH das Lojas Renner conta como a rede encara o desafio de manter funcionários motivados e clientes satisfeitos
Há 15 anos, a Lojas Renner, uma das três maiores redes brasileiras de vestuário e artigos de beleza, implantou a Avaliação 360º, ferramenta de gestão que permite acompanhar o desenvolvimento profissional por competências dos seus mais de 9 mil funcionários em 95 unidades espalhadas pelo País. A empresa também investe na consolidação da filosofia do encantamento do cliente e chegou a reunir em um livro as 100 melhores histórias de atendimento escritas pelos próprios colaboradores.
Ações como estas, que demonstram a preocupação da rede em superar as expectativas do consumidor e manter a motivação dos funcionários, são destacadas pela diretora de RH da empresa, Clarice Martins Costa, na entrevista a seguir. A psicóloga pós-graduada em Gestão de RH pela FGV tem 28 anos de experiência na área e está na Renner desde 1992, liderando a implantação desses programas, da gestão com foco na qualidade e do plano de sucessão que está sendo preparado para este ano.
Revista do Varejo – Como funciona o programa de avaliação de desempenho implantado na empresa?
Clarice Martins Costa – A Avaliação 360º consiste em um questionário on-line respondido por todos os colaboradores em nossa intranet e que serve para medir suas competências. Depois do questionário ser preenchido, o sistema emite resultados que serão posteriormente avaliados pelas lideranças. O feedback para o funcionário é feito de forma individual e permite identificar suas falhas ou necessidades de aprimoramento. Dos quatro níveis possíveis, se os profissionais se enquadrarem nos níveis 1 e 2, terão um plano de desenvolvimento individual dentro da Universidade Corporativa da organização, a Academia Renner. Os que atingirem os níveis 3 e 4, por sua vez, serão preparados para assumir cargos mais elevados, com chances de ascensão na carreira. Por outro lado, se mesmo com investimento maciço em treinamento o funcionário tiver duas avaliações negativas consecutivas, ele é desligado da empresa.
Clique aqui e leia a entrevista completa.
Postado por Juliano Melo.
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