Procuram-se jovens talentos


Está aberta mais uma temporada de estágios e trainees. Veja as vagas


Este é o momento ideal para estudantes ou recém-formados em busca de emprego encontrarem uma oportunidade. Entre os meses de junho e julho, grande parte das empresas brasileiras dá início a seus programas de estágio e trainee. Em muitos casos, cresce o número de vagas oferecidas por companhias de diversos setores devido à saída ou promoção dos atuais titulares destas posições.

Segundo o superintendente operacional do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Eduardo de Oliveira, a abertura de vagas nos meses de junho e julho tem se expandido nos últimos anos, principalmente por causa da criação das graduações semestrais. "Muitos contratos vencem no meio do ano, época em que muitos estudantes concluem o Ensino Superior", explica ele.

Em média, os contratos têm duração de um ano. Ao fim do período, se houver interesse por parte da empresa e do estudante, o documento pode ser prorrogado por mais doze meses. "Nem sempre os mesmos estudantes permanecem contratados. Além disso, metade dos contratos expirados não pode ser refeita porque o jovem já concluiu seus estudos", exemplifica Oliveira. Além das substituições das vagas ociosas, o superintendente também cita a criação das novas oportunidades geradas pelo crescimento da economia brasileira.

O mesmo fato se repete no final do ano, quando, em geral, há maior oferta de vagas com este perfil. "Em média, as empresas oferecem a maioria das vagas no segundo semestre", ressalta Oliveira. No entanto, a única diferença entre as contratações é o início das atividades. "Ao abrir vagas nessa época do ano, os selecionados começam o trabalho em agosto. A próxima oportunidade fica para janeiro do ano seguinte", explica.
Clique aqui para ler o artigo completo.
Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on quinta-feira, 19 de junho de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.