Microsoft tem nova estratégia sobre Yahoo!

Folha de S. Paulo

Coluna Mercado Aberto


A Microsoft tem uma nova estratégia para pressionar Jerry Yang, principal executivo do Yahoo! a aceitar sua oferta de compra. Há duas semanas, foi concluída a fusão com a Fast, uma empresa especializada em buscas pela internet, adquirida por US$ 1,2 bilhão.



Em entrevista à Folha, o vice-presidente mundial da Fast, Zia Zaman, afirmou que, embora o forte da companhia sejam as buscas pela internet para grandes corporações, a Fast está pronta para desenvolver um mecanismo próprio para competir com o Google. "Temos como lançar uma ferramenta de qualidade superior à da concorrência," diz Zaman.



Geraldo Maroniene, vice-presidente da Fast para a América Latina, informa que faz parte da estratégia da Microsoft usar essa "vantagem" na hora de negociar com o Yahoo!. "Se eles não fecharem, podemos criar uma solução caseira", diz o executivo.



Para Maroniene, embora o Google e o próprio Yahoo! tenham ferramentas que consagraram a busca como plataforma de desenvolvimento tecnológico, ambas possuem limitações que podem ser superadas.



Uma delas seria a generalização das buscas. O inglês na Austrália, por exemplo, possui particularidades que não são consideradas pelo Google. Um exemplo é a palavra "bush".
Quem digitar essa palavra no Google encontrará páginas relacionadas ao presidente americano George W. Bush ou sinônimos para "arbusto", significado da palavra em inglês.



"Só que no inglês australiano "bush" se refere a coisas que são "interioranas", próprias do estilo Crocodilo Dundee", diz Maroniene. "Vamos aproximar as buscas do cotidiano das pessoas, porque sabemos que 90% das pesquisas realizadas em sites de busca na internet se referem ao cotidiano das pessoas."



No início de maio, o Yahoo! recusou proposta da Microsoft de US$ 47,5 bilhões, o equivalente a US$ 33 por ação do Yahoo!. Hoje as ações da empresa de Yang estão sendo negociadas por cerca de US$ 27. O mínimo definido por Yang para fechar o negócio era de US$ 37 por ação ou US$ 53 bilhões. Sabendo que os acionistas fechariam por US$ 33, a Microsoft retirou a oferta. Mas, de lá para cá, as disputas internas no Yahoo! colaboraram com a Microsoft, que voltou a negociar.
Um dos principais investidores do Yahoo!, Carl Icahn, pressionou Yang, ameaçando afastar os diretores do conselho de acionistas que estão do seu lado, caso a proposta de US$ 47,5 bilhões não seja aceita. Icahn disse querer o controle do conselho para definir a transação.


Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on segunda-feira, 2 de junho de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.