Dúvidas sobre o concurso da Petrobrás


Recebi pelo e-mail a análise feita pelo Fábio Cipriani, Blog Corporativo, sobre a questão que abordava o uso de blogs corporativos pelas empresas. A questão gerou controvérsia, assim como, acredito eu, outras questões da prova. Abaixo o raciocínio utilizado por Fábio:



"Várias pessoas escreveram nas últimas duas semanas pedindo minha opinião sobre o gabarito da prova de um concurso da Petrobrás que ocorreu no início de junho para a área de comunicação (Relações Públicas, Jornalistas e Publicidade) aplicado pela Fundação Cesgranrio.



39. Considerados como uma evolução dos diários pessoais online, os blogs corporativos seguem a tendência de incorporar à sua estrutura várias ferramentas de colaboração características da web 2.0, tais como podcasts e feeds. Nesse sentido, o uso de um blog corporativo como ferramenta de comunicação on-line tem como objetivo



(A) criar um espaço formal para apresentações institucionais.

(B) diminuir o investimento no processo tradicional de distribuição de conteúdo.

(C) manter-se alinhado à nova tendência da presença corporativa no mundo digital e colaborativo.

(D) estreitar e incentivar uma melhor experiência de relacionamento com o público interno.

(E) monitorar estatisticamente os acessos e o perfil do usuário on-line.



Quem me escreveu dizia que escolheu a alternativa D como correta, mas o gabarito apresentou a alternativa C como resposta certa. Já respondi a todos eles, mas estou publicando a questão aqui por ser de interesse de todos.



Vamos reescrever a pergunta só por curiosidade: Sabendo que o blog corporativo é uma evolução do blog comum e, assim como no blog comum, ele também utiliza várias ferramentas de web 2.0, qual o objetivo do seu uso como ferramenta de comunicação online?



A resposta C está correta.


A resposta D também está correta.



Agora, se a intenção é obter a resposta mais correta, eu diria que a C é a mais correta pois, apesar de fraca, é verdade. A D soa muito mais correta, mas está incompleta porque o alvo é também o público externo.



Pelo teor das possíveis respostas, eu tenho a impressão que o examinador não queria aplicar uma pegadinha. Tenho a impressão que ele nem sabia que o blog poderia ser usado para o público interno também. Eu acho que se trata daquilo que mais temos no mundo dos blogs corporativos hoje: falta de informação.



Na minha opinião, se existe a possibilidade de se anular a questão, acredito que os candidatos deveriam entrar com um recurso. Não custa tentar".



Retirado do Blog Corporativo.



Postado por Juliano Melo.

This entry was posted on terça-feira, 24 de junho de 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.